O Panathinaikos, orientado por Rui Vitória, garantiu, esta quinta-feira, o apuramento para o playoff da Liga Europa, ao eliminar os ucranianos do Shakhtar Donetsk.
Na sequência do afastamento da equipa de Rui Vitória da segunda fase de qualificação para a Liga dos Campeões, as duas equipas lutaram entre si pelo apuramento para a segunda prova de clubes mais importante no continente europeu.
Depois do empate sem golos na Grécia na última semana, ucranianos e gregos encontraram-se na cidade de Cracóvia, onde o Shakhtar realiza os jogos das provas europeias, para definir quem passaria para a próxima ronda da competição.
O nulo que teve lugar na Grécia prolongou-se para a Polónia e obrigou o encontro a seguir para tempo de prolongamento. Destaque, dentro do tempo regulamentar, para as expulsões de Oleg Ocheretko por acumulação de amarelos e do treinador do Shakhtar Donetsk, Arda Turan, por protestos contra a equipa de arbitragem. Sem golos ao final do tempo extra, foi preciso ir para a marca dos 11 metros para se encontrar o vencedor da eliminatória.
Nas grande penalidades, o Panathinaikos acabou por levar a melhor diante dos ucranianos e agendou um confronto diante do Samsunspor, da Turquia.
Adversário do Sporting de Braga vem de Gibraltar
Noutros campos, o Lincoln Red Imps garantiu que irá defrontar o Sporting de Braga no playoff da Liga Europa, a última ronda antes da fase de grupos. O conjunto de Gibraltar enviou para casa o Noah FC, da Arménia. O capitão luso-gibraltino Bernardo Lopes foi titular pelos anfitriões, tal como os portugueses Gonçalo Silva, Hélder Ferreira e Sualehe do lado dos visitantes.
Depois do empate na primeira mão da terceira pré-eliminatória da competição, as duas equipas encontraram-se no Abovyan City Stadium, na cidade arménia de Abovyan, para a segunda mão desta ronda. O problema é que o empate da semana passada em Gibraltar não se desfez nem nos 90 minutos, nem nos 30 minutos do tempo de prolongamento.
Posto isto, foi necessário recorrer-se às grandes penalidades para definir o rival do Sporting de Braga na próxima fase. Muradyan e Yan Eteki, antigo jogador do Casa Pia, falharam para a equipa da casa, ao passo que o Lincoln só contou com o falhanço de Nano. O emblema gibraltarino garantiu, assim, o apuramento para o playoff da competição.
Rúben Vinagre eliminado
Também em solo polaco, o Legia Varsóvia venceu por 2-1 o AEK Larnaca, mas acabou por ser eliminado da Liga Europa, graças ao agregado de 5-3 na eliminatória. A turma cipriota tinha vencido por 1-4 na primeira mão.
Rúben Vinagre foi titular na formação polaca, que chegou ao intervalo a vencer com golos de Nsame e Rajovic. Os polacos ficaram a um tento de enviar a partida para prolongamento, mas o remate certeiro de Ivanovic, aos 52 minutos, colocou um ponto final nas dúvidas.
O AEK Larnaca ainda ficou com menos um jogador por conta da expulsão de Jeremie Gnali, mas a mesma não teve influência no resultado.
Dupla portuguesa apura-se com o Midtjylland
Os dinamarqueses do Midtjylland também selaram a passagem ao playoff da Liga Europa, ao levarem a melhor diante do Fredrikstad, da Noruega, com uma vitória em casa, por 2-0. A vantagem por 3-1 trazida desde a primeira-mão acabou por facilitar a tarefa do conjunto dinamarquês.
Com o português Franculino Dju no onze inicial, o Midtjylland acabou por vencer graças a golos de Mads Bech Sorensen (9 minutos) e do brasileiro Paulinho, aos 17 minutos, a passe do jovem dinamarquês Mikel Gogorza.
Na próxima ronda, o Midtjylland vai defrontar os finlandeses do KuPS, que eliminaram o RFS, da Letónia. A formação da Finlândia venceu em casa por 1-0, depois do triunfo por 1-2 que foi trazido desde a primeira-mão.
Um remate certeiro do veterano Petteri Pennanen, a passe de Otto Ruoppi, aos 34 minutos deu o apuramento à formação do norte da Europa.
Os encontros do playoff da Liga Europa estão marcados para os dias 21 e 28 de agosto.
Leia Também: Dupla ex-Benfica evita 'descalabro' do Besiktas na Liga Conferência