O Santa Clara garantiu, na noite desta quinta-feira, o apuramento para o playoff da Liga Conferência, ao eliminar os norte-irlandeses do Larne. O nulo em Ponta Delgada foi um resultado suficiente para carimbar o passaporte.
Depois da vitória da semana passada na Irlanda do Norte, por 0-3, a turma orientada por Vasco Matos entrou para o jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória com uma vantagem muito confortável.
A primeira parte nos Açores foi de sentido único em direção à baliza dos norte-irlandeses, com o Santa Clara a desperdiçar oportunidades mais do que suficientes para ir para o descanso em vantagem. O guarda-redes Ferguson foi a grande figura da primeira metade, com um par de boas defesas que foram mantendo o nulo no resultado.
A segunda metade arrancou com uma grande oportunidade para a equipa da casa em cima do minuto 51. De fora da área, o antigo jogador do Benfica Henrique Pereira rematou forte, fora da área e a bola embateu em cheio na trave da baliza de Ferguson.
O Larne também deu o ar da sua graça com uma ocasião de perigo à passagem do minuto 60. O'Connor rematou de longe com algum perigo, mas a bola passou por cima da baliza à guarda de Gabriel Batista.
O Santa Clara ia carregando à procura do primeiro golo do encontro e voltou a estar perto de marcar aos 73 minutos. João Costa surgiu em boa posição na área dos norte-irlandeses mas a defesa do Larne conseguiu evitar o golo. Antes, aos 69 minutos, Henrique Pereira também tentou fazer o gosto ao pé e encontrou pela frente uma parede chamada Ferguson. Ainda assim, o árbitro dinamarquês assinalou posição irregular do jogador do Santa Clara.
O nulo inicial acabou por se manter até ao apito final, com o Santa Clara a agenda um duplo duelo com o Shamrock Rovers, da República da Irlanda, no playoff da Liga Conferência. Os irlandeses golearam esta quinta-feira o Ballkani por expressivos 4-0.
Depois da derrota da semana passada na ida ao Kosovo, a formação da República da Irlanda deu a volta à eliminatória com golos de Rory Gaffney (45+1' e 48 minutos), Joshua Honohan, aos 55 minutos, e de Graham Burke, à passagem do minuto 67.
Outros portugueses apurados na Liga Conferência
Na noite desta quinta-feira, houve outros jogadores portugueses a garantirem o apuramento para o playoff da Liga Conferência. O Besiktas, de João Mário e de Rafa Silva, eliminou o St. Patricks, o AEK Atenas, de Filipe Relvas, enviou para casa o Aris, do Chipre, e o Basaksehir, de Miguel Crespo, ultrapassou o Viking.
Também apurado está o Jagiellonia, de Tomás Silva, que levou a melhor diante de Pedro Ganchas e do Silkeborg. O AZ Alkmaar, de Alexandre Penetra, eliminou o Vaduz. Menos sorte tiveram o Ararat, de Manuel Tulipa, e o Lugano, de Martim Marques, que se despediram das provas europeias esta temporada.
Os encontros do playoff da Liga Conferência estão marcados para os dias 21 e 28 de agosto.
Leia Também: Sp. Braga puxou do 'Zalazar' para limpar Cluj rumo ao playoff europeu