Ao cabo de três jornadas, o Vizela registou, ao final da manhã deste sábado, aquele que foi o primeiro 'dissabor', na temporada de 2025/26 da II Liga, uma vez que não foi capaz de ir além de um empate a uma bola, na deslocação ao Estádio Municipal de Portimão, perante o Portimonense.
Os algarvios entraram a todo o gás, de tal maneira que, passados dois minutos, já faziam a festa, graças a um remate certeiro da autoria de Ruan, a passe de Tamble Monteiro. A resposta dos minhotos não se fez tardar, e acabou por traduzir-se numa reta final de primeira parte 'escaldante', com muita polémica à mistura.
Aos 42 minutos, o árbitro, Luís Filipe, da Associação de Futebol de Lisboa, exibiu o cartão vermelho direto a Aleksandar Busnic, por falta dura sobre João Reis. No entanto, alertado pelo VAR, reviu as imagens e voltou atrás na decisão, trocando-o por um amarelo.
Os ânimos exaltaram-se, e um elemento da equipa técnica dos visitantes recebeu mesmo ordem de expulsão. À beira do apito para o intervalo, Miguel Tavares marcou... mas o VAR voltou a entrar em ação, desta feita, para anular o lance, por posição irregular.
Ainda assim, a equipa orientada por Ricardo Sousa rejeitou 'atirar a toalha ao chão'. Aos 66 minutos, viu o poste negar, a 'meias' com Sébastien Cibois, mas, na conversão do respetivo pontapé de canto, José Sampaio não perdoou, e atirou mesmo para o fundo da baliza.
Apenas três minutos, eis que surgiu mais um lance controverso, desta feita, quando Heinz Morschel fez o gosto ao pé. A jogada que daria a reviravolta foi prontamente anulada, por fora de jogo, mas a decisão só foi validada após uma longa avaliação por parte do VAR.
Feitas as contas, com este resultado, o Vizela passa a somar sete pontos e isola-se, provisoriamente, na liderança do segundo escalão do futebol português, com mais um ponto do que o Sporting B, que, no entanto, ainda vai medir forças com a Oliveirense, no Estádio Marcolino Castro.
O Portimonense, por seu lado, é terceiro classificado, com quatro pontos arrecadados em nove possíveis, tantos quanto Leixões, Feirense e Lusitânia de Lourosa, que têm encontros marcados com Penafiel, Marítimo e Benfica B, respetivamente.
O que é que ainda falta jogar?
Este, recorde-se, foi apenas o segundo jogo concluído, na terceira ronda da II Liga. No primeiro, Desportivo de Chaves e Felgueiras firmaram um empate a uma bola, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, à 'boleia' dos golos de Wellington Carvalho e Vasco Moreira (este, na conversão de uma grande penalidade), aos 14 e 48 minutos, respetivamente.
Ainda este sábado, haverá lugar a um duelo entre Paços de Ferreira e União de Leiria, às 14h00 (hora de Portugal Continental), que antecede o Torreense-Académico de Viseu, das 15h30. Já no domingo, jogam-se um FC Porto B-Farense, um Oliveirense-Sporting B (ambos às 11h00), um Leixões-Penafiel (às 14h00) e um Marítimo-Feirense (às 15h30). O pano cai sobre esta jornada na segunda-feira, às 18h00, com o Lusitânia de Lourosa-Benfica B.
Leia Também: Ex-FC Porto contribui para mais uma desilusão do Chaves na II Liga