O resultado não espelhou o que aconteceu na Madeira. O Sporting não ganhou para o susto, este sábado, na deslocação ao reduto do Nacional, para a terceira jornada da I Liga. Os leões alcançaram um folgado triunfo, por 4-1, e mantêm, à condição, a liderança da I Liga, na véspera de receber o FC Porto, no primeiro Clássico da temporada.
No Estádio da Madeira, os locais causaram surpresa aos 3', com golo de Léo Santos, na sequência de um pontapé de canto. A estratégia montada por Tiago Margarido sofreu um duro golpe, com a expulsão, por acumulações de amarelos, de Pablo Ruan, ao minuto 37.
Na segunda parte, Pedro Gonçalves calibrou a pontaria e foi o responsável da reviravolta dos bicampeões nacionais, tendo apontado três golos e uma assistência, para a finalização certeira de Conrad Harder.
Filme do jogo
Alvinegros apanharam um leão adormecido
Para esta partida, Rui Borges manteve o mesmo onze que goleou (6-0) o Arouca, na ronda anterior. Do lado dos nacionalistas, Léo Santos aproveitou o castigo de Ulisses para assumir a titularidade no eixo defensivo.
O marcador cedo funcionou. Aos 3', Léo Santos abriu o ativo, na sequência de um canto, pelo corredor esquerdo, cobrado por Liziero, que promete ser um caso sério na questão das bolas paradas.
O guarda-redes Rui Silva ainda tentou evitar a bola dentro da sua baliza, mas o poste teve uma contribuição decisiva no lance. Foi o primeiro golo sofrido pelos leões na presente edição da I Liga.
A resposta leonina surgiu aos 10', também na cobrança de um canto. A defesa contrária afastou o esférico para os pés de Pedro Gonçalves, que tentou colocar a bola junto ao ângulo superior esquerdo. O guardião Lucas França contou com ajuda da barra!
A estratégia dos locais estava bem delineada. Debast e Gonçalo Inácio tinham liberdade na primeira fase de construção, sendo que a pressão aumentava assim que a bola entrava no meio-campo ofensivo. Na meia hora inicial, nota para sete faltas dos alvinegros contra nenhuma dos bicampeões nacionais.
Morita lesionado e Pablo Ruan expulso
Aos 32', Morita solicitou a substituição por motivos físicos, entrando para o seu lugar Kochorashvili. No ataque, Pedro Gonçalves, recuperado de um problema num tornozelo, era o mais irrequieto, mas a pontaria não era a melhor.
O excesso de agressividade dos comandados de Tiago Margarido resultou na expulsão de Pablo Ruan, aos 37', após falta grosseira sobre Kochorashvili à entrada da área. O avançado viu o segundo cartão amarelo pelo juiz da partida, Bruno José Costa, e foi mais cedo para os balneários.
Em vantagem numérica, Ricardo Mangas soltou-se ainda mais no corredor esquerdo e tirou um cruzamento perfeito para a área, ao qual Morten Hjulmand não conseguiu corresponder com a cabeça, no seu jogo 100 de leão ao peito.
Antes do intervalo, uma ocasião flagrante para cada lado. Primeiro, aos 44', Matheus Dias ficou perto do 2-0, com um cabeceamento por cima, depois de mais uma bola parada bem cobrada por Liziero. Na resposta, Pedro Gonçalves voltou a estar perto de marcar, mas valeu um corte providencial de Matheus Dias, com a coxa direita, em cima da linha de golo.
Reação leonina comandada pelo 'maestro' Pedro Gonçalves
Na etapa complementar, Tiago Margarido fez entrar Filipe Soares para o lugar de Labidi. Por sua vez, Rui Borges manifestou confiança no seu onze. A decisão revelou-se acertada, com Pedro Gonçalves, aos 53', a restabelecer a igualdade no marcador, após passe de calcanhar de Luis Suárez dentro da área.
Aos 64', os leões apresentaram mudanças nos laterais, com as entradas de Geovany Quenda e Georgios Vagiannidis. Logo a seguir, o grego assistiu para o golo de Luis Suárez, mas o VAR anulou o lance por posição irregular do camisola 13, ex-Panathinaikos.
A reviravolta apareceu aos 76', com novo golo de Pedro Gonçalves, fruto de um disparo rasteiro à entrada da área. O camisola 8 registou também uma assistência, para a finalização certeira de Conrad Harder (83'). O avançado dinamarquês, de 20 anos, bateu no símbolo do Sporting na altura de celebrar, quando é apontada a sua saída neste mercado de transferências.
Aos 90'+3, Pedro Gonçalves assinou o hattrick, com o seu movimento característico: um passe para o fundo das redes.
O Sporting conquistou o terceiro triunfo consecutivo em outras tantas jornadas da I Liga e lidera a prova a par do Moreirense, em desvantagem no número de golos marcados e sofridos.
Leia Também: Supersónico Schettine vira 'pesadelo' e Vitória SC perde dérbi minhoto