Alerta no Dragão. Francesco Farioli viu, na tarde de segunda-feira, mais dois jogadores lesionarem-se e aumentarem as suas preocupações na preparação para a receção ao Nacional, num jogo que até poderá nem realizar-se - mas já lá vamos.
Ainda em plena pausa para os compromissos das seleções, o FC Porto fez um jogo-treino com o Lusitânia Lourosa, no qual William Gomes e Luuk de Jong contraíram lesões e juntaram-se, assim, ao lote de jogadores que já estavam entregues ao departamento médico.
O clube azul e branco acabaria por atualizar a situação de ambos os jogadores pouco depois do embate, com o extremo brasileiro a sofrer "uma lesão muscular no isquiotibial da perna esquerda", ao passo que o ponta de lança neerlandês está a contas "entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral".
O FC Porto prometeu "atualizar o estado clínico" dos dois jogadores "nos próximos dias", mas William Gomes e Luuk de Jong serão baixas certas para o jogo agendado para a tarde do próximo sábado.
De resto, o jornal O JOGO, na edição desta terça-feira, que o caso mais grave é o do internacional neerlandês cujo diagnóstico inicial faz antever uma paragem de várias semanas. Luuk de Jong pode mesmo falhar todos os jogos do FC Porto até à próxima paragem para os compromissos das seleções.
Assim sendo, o experiente avançado de 35 anos deverá falhar os embates com Nacional, Rio Ave, Salzburgo, Arouca, Estrela Vermelha e... Benfica.
Por seu turno, William Gomes, que se revelou decisivo no Clássico em Alvalade, marcando um dos golos da vitória do FC Porto diante do Sporting, sentiu uma picada na perna esquerda, mas os primeiros dados apontam para um problema sem gravidade e que até poderá ser recuperável para o embate frente aos insulares.
Há mais dores de cabeça...
No entanto, as preocupações de Farioli não se limitam aos nomes de William Gomes e De Jong. Também Alberto Costa, Stephen Eustáquio, Gabri Veiga e Martim Fernandes estão atualmente entregues ao departamento médico do FC Porto e todos eles devem ficar de fora do jogo da 5.ª jornada da I Liga.
Alberto Costa, contratado à Juventus neste verão, estava a revelar-se fundamental neste arranque da nova temporada, com quatro assistências, mas sofreu uma lesão na coxa direita.
Por seu turno, Eustáquio contraiu um problema físico na seleção do Canadá, ao passo que Gabri Veiga vai continuando a fazer treino condicionado, depois de ter falhado a visita ao Sporting.
Mais longe de um regresso está o jovem Martim Fernandes, que sofreu uma lesão no ligamento colateral externo do joelho esquerdo logo no primeiro jogo da temporada, diante do Vitória SC.
Nacional ameaça não comparecer
Ao mesmo tempo que surgiu esta 'onda' de lesões no FC Porto, o Nacional ameaçou ontem não comparecer no jogo de sábado, por conta da complexa logística relacionada com a realização da viagem para Portugal Continental.
Em comunicado emitido ao final da tarde, o clube insular explicou que tinha programada a viagem para o Porto na manhã de sábado, apontando o dedo à Liga Portugal pela alteração da data da partida diante dos dragões (sábado, dia 13, pelas 18 horas), que tinha como data oficial o dia 14 de setembro (domingo).
"Após vários e consecutivos esforços junto da companhia aérea TAP Portugal para a remarcação das viagens associadas a esta deslocação, o CD Nacional informa que pondera dar falta de comparência a este encontro por até à data não ter recebido uma alternativa de viagem viável e condizente com uma equipa de futebol profissional", explica o Nacional.
Leia Também: FC Porto desliza frente a equipa da II Liga... e há mais dois lesionados