Procurar

Cancelo desatou 'nó' húngaro e Portugal voltou a sorrir rumo ao Mundial

Depois da goleada contra a Arménia no arranque da qualificação para o Campeonato do Mundo, a equipa das quinas teve de penar para conquistar os três pontos na visita desta terça-feira à Hungria

Cancelo desatou 'nó' húngaro e Portugal voltou a sorrir rumo ao Mundial

© Getty Images

Rodrigo Querido
09/09/2025 21:40 ‧ há 13 horas por Rodrigo Querido

A seleção nacional passou as passas do Algarve para alcançar, na noite desta terça-feira, a sua segunda vitória no apuramento rumo ao Campeonato do Mundo de 2026. A equipa das quinas venceu a Hungria, por 2-3, em jogo válido para a segunda jornada do grupo F.

 

Num encontro disputado em Budapeste, a formação da casa surpreendeu tudo e todos com um remate certeiro de Barnabás Varga. Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo assinaram a reviravolta na pérola do Danúbio, mas um bis de Vargas voltou a empatar a partida para os magiares. A resposta lusa foi rápida e João Cancelo fixou o resultado final.

Filme do jogo:

Depois da goleada do passado sábado diante da Arménia, por 0-5, Roberto Martínez dispôs de cerca de 72 horas para preparar este que foi o segundo 'assalto' ao Campeonato do Mundo do próximo ano na América do Norte. Foi por isso, sem surpresa, que existiram mexidas na equipa titular escalada pelo treinador espanhol.

Se não foram surpreendentes as alterações, o mesmo não se pode dizer sobre os jogadores que foram chamados ao onze em Budapeste. Numa movimentação surpreendente, Roberto Martínez colocou Rúben Neves na posição de defesa-central, ele que rendeu Gonçalo Inácio, e Bernardo Silva saltou para o lugar de João Félx, que bisou em Erevan.

Portugal teve um controlo quase absoluto sobre o jogo nesta primeira parte e dispôs das melhores oportunidades de golo no primeiro tempo, mas acabou surpreendido pelas transições rápidas dos húngaros. Os magiares não perdoaram a primeira desatenção dos lusitanos e quebraram o nulo em Budapeste aos 21 minutos.

Nas sequência de uma transição rápida da Hungria, o capitão Szobozlai, que se reencontrou com Cristiano Ronaldo em jogos entre seleções 16 anos depois, abriu na esquerda para a entrada de Nagy. Este último cruzou para a finalização fácil de Varga, que surgiu entre os centrais portugueses para marcar de cabeça.

A seleção nacional reagiu com força e esteve à beira de marcar à passagem do minuto 30. João Neves tirou o cruzamento e o capitão Cristiano Ronaldo apareceu na pequena área a rematar ao primeiro poste para uma defesa extraordinária de Tóth. De seguida, aos 32 minutos, foi o médio a obrigar o guardião magiar a nova parada.

Depois de muito pressionar, a equipa das quinas chegou ao empate em cima dos 36 minutos de jogo. Depois de João Cancelo recuperar uma bola que parecia perdida à entrada da área, o jogador do Al Hilal colocou o esférico em Bernardo Silva que atirou a contar. O lance teve de ser validado com recurso ao VAR.

A segunda metade começou com uma equipa portuguesa a colocar o pé no acelerador e a reviravolta na partida acabou por aparecer ao minuto 58. Na sequência de um canto, Cristiano Ronaldo ensaiou um remate, mas Loic Nego cortou com a mão. Depois da falta ter sido confirmada pelo VAR, o próprio capitão da equipa das quinas tratou de assinar o 1-2 em Budapeste. Foi o 141.º remate certeiro do madeirense com a camisola da equipa das quinas, que ficou a 57 dos 1.000 golos enquanto futebolista profissional.

Com a remontada alcançada, Portugal partiu à procura de um terceiro golo que trouxesse a tranquilidade necessária para alcançar a vitória. Aos 69 minutos, João Cancelo tirou três adversários da frente e rematou forte com o pé esquerdo para mais uma grande defesa de Tóth. De seguida, foi Pedro Neto a criar calafrios aos húngaros.

A Hungria nunca deixou de procurar voltar a ferir Portugal e castigou novo erro da defesa lusa com o golo do empate aos 84 minutos. Nego cruzou desde a direita, Lukácks desviou no primeiro poste e Varga apareceu para bisar no jogo. Mas a resposta portuguesa não podia ter sido mais rápida e esmagadora.

Aos 86 minutos, João Cancelo, qual extremo, recuperou a bola. Vitinha mete em Bernardo Silva e este, de primeira, devolveu para Cancelo que rematou a contar para o 2-3 final. Um grande golo do defesa do Al Hilal.

Contas feitas, Portugal soma seis pontos e segue na liderança do grupo F, ficando com um caminho mais facilitado rumo ao Mundial do próximo ano. A qualificação poderá até ficar selada já no próximo mês de outubro, quando os lusos receberem a Irlanda e Hungria. Por seu turno, os magiares seguem na terceira posição com um ponto.

Momento do jogo: O golo tardio de João Cancelo colocou um pouco de justiça no resultado final. O lateral foi lá acima e atirou a contar com um remate fortíssimo.

Equipas iniciais

Hungria: Balázs Tóth, Looc Nego, Willi Orbán, Attila Szalai, Milos Kerkez, Callum Styles, Bendegúz Bolla, Dominik Szoboszlai, Alex Tóth, Zsolt Nagy e Barnabás Varga.

Suplentes da Hungria: Dibusz, Szappanos, Osváth, Csongvai, Szalai, Vitális, Tóth, Gruber, Márton Dardai, Lukács, Bence Dardai e Otvos.

Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Rúben Neves, Nuno Mendes, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Pedro Neto.

Suplentes de Portugal: José Sá, Rui Silva, Nuno Tavares, António Silva, Renato Veiga, João Palhinha, Gonçalo Ramos, João Félix, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Francisco Trincão.

Antevisão

Depois da goleada na estreia, eis o segundo passo rumo ao Mundial'2026. Após a goleada do passado sábado diante da Arménia (0-5), Portugal joga, esta terça-feira, em casa da Hungria, em jogo da segunda jornada do grupo F desta qualificação europeia.

Na noite de hoje, Portugal atua pela quinta vez na cidade de Budapeste, uma cidade de boa memória para o lado luso e com vitórias nas últimas visitas.

No total, a equipa das quinas soma quatro vitórias na capital húngara, registando oito golos marcados e apenas um sofrido, tento esse acontecido logo na primeira deslocação a 'contar' a Budapeste, em 1998.

Já a última deslocação de Portugal até solo húngaro aconteceu em pleno Euro'2020, disputado em 2021 Na altura, o lusos venceram a Hungria na reta final da primeira jornada do grupo F, com os golos tardios de Raphael Guerreiro (84') e Cristiano Ronaldo (87' e 90'+2).

Segue-se agora novo encontro em Budapeste. Uma nova vitória neste apuramento poderá encaminhar a qualificação para o Mundial'2026, isto quando se seguem dois jogos em casa no mês de outubro em que o assunto do apuramento poderá mesmo ficar encerrado.

O jogo tem apito inicial agendado para as 19h45 (horário de Portugal Continental) desta terça-feira, na Puskás Aréna, em Budapeste, com arbitragem do belga Erik Lambrechts, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Existirão ou não surpresas? Eis o onze provável de Portugal na Hungria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si