Somália mata onze membros do Al-Shabab

Pelo menos onze elementos do grupo extremista somali Al-Shabab, incluindo um líder sénior, morreram em várias operações das forças de segurança no centro e sul do país, anunciou a Agência Nacional de Inteligência e Segurança (NISA) da Somália.

somália

© Abukar Muhudin/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
16/08/2025 19:16 ‧ há 10 horas por Lusa

Mundo

Somália

De acordo com um comunicado divulgado hoje na plataforma X pela NISA, as operações foram realizadas em colaboração de parceiros internacionais.

 

A primeira operação foi realizada em 12 de agosto na cidade de Tardo, na região central de Hiran, e teve como alvo uma casa onde ocorria uma reunião de comandantes e colaboradores do Al-Shabab.

Naquela operação, sete membros do grupo foram mortos e o local da reunião foi destruído.

Um dia depois, em 13 de agosto, as forças de inteligência somalis realizaram outra operação na área de Darul-nimca, em Lower Shabelle, onde bloquearam, segundo o comunicado, um ataque planeado contra as forças de defesa civil graças a informações antecipadas.

Nesta segunda operação, quatro 'jihadistas' foram mortos, incluindo um líder que, desde 2009, desempenhava um "papel proeminente" na direção das ofensivas do grupo.

A terceira operação ocorreu em 14 de agosto na cidade de Noleye, na região central de Galgadud, onde um veículo carregado com um grande arsenal foi destruído.

A Somália intensificou as operações militares contra o Al-Shabab desde que o presidente do país, Hassan Sheikh Mohamud, anunciou uma "guerra total" contra o terrorismo em agosto de 2022.

Desde então, o exército, apoiado por sucessivas missões da União Africana, realizou múltiplas ofensivas contra o grupo, às vezes com a colaboração militar dos Estados Unidos e da Turquia em ataques aéreos.

O Al-Shabab, grupo afiliado à rede terrorista Al-Qaeda desde 2012, realiza frequentemente ataques para derrubar o governo central, apoiado pela comunidade internacional, e estabelecer um estado islâmico ultraconservador.

Leia Também: Exército da Somália mata mais de 100 membros do Al-Shabab

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas