Portugal continental está a ser atingido por uma onda de calor e, pelo menos, até ao dia 6 de agosto, as temperaturas deverão manter-se elevadas, havendo vários distritos da região norte do país sob aviso vermelho.
Assim sendo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recorreu às suas redes sociais para, mais uma vez, alertar e deixar "recomendações importantes" que a população "deve ter em conta no seu dia a dia", por forma a que proteger a saúde e a dos mais próximos.
O que deve fazer?
- Fique em casa, num local arejado ou ventilado;
- Se não tiver ar condicionado, procure locais climatizados por perto;
- Beba água mesmo sem sede;
- Evite esforços intensos ou viagens nas horas de maior calor;
- Evitar exposição direta ao sol entre as 11h00 e as 17h00;
- Utilizar roupas de cor clara, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta;
- Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, pessoas idosas, doente crónicos, grávidas, trabalhadores com atividades no exterior;
- Contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas;
- Manter-se informado relativamente às condições climatéricas;
A DGS alerta que "o risco é real" e que "estes períodos de calor estão associados a um aumento da mortalidade, sobretudo em populações mais vulneráveis, como pessoas idosas ou com doenças crónicas".
De recordar que os cinco distritos mais a norte do país - Bragança, Braga, Porto, Vila Real e Viana do Castelo - estão esta segunda-feira sob aviso vermelho máximo, devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso prologar-se-á até às 18h00 de terça-feira, altura em que será substituído por aviso laranja (no caso de Vila Real e Bragança) e amarelo nos restantes casos.
Sabe onde esteve mais quente no domingo?
Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), analisados pelo Notícias ao Minuto, a máxima mais elevada registada foi 43,9 graus, na estação de Alvega, seguida dos 43,6 graus registados em Mora.
Os dados mostram que as máximas estiveram elevadas um pouco por todo o país, com vários locais acima dos 40 graus.
Sublinhe-se também que, no sábado, o Governo decretou "situação de alerta em todo o território nacional", tendo em conta as "previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo aumento do risco de incêndios rurais".
A situação de alerta está em vigor desde as 00h00 de domingo, dia 3 de agosto, e estende-se até às 23h59 de quinta-feira, dia 6 de agosto.
Leia Também: Portugueses encheram as praias este domingo. Sabe onde fez mais calor?