Uma idosa foi localizada "por uma funcionária de escritório na Maia", enquanto "deambulava na via pública, com claro indícios de desorientação." A pulseira do programa Estou Aqui Adultos auxiliou a mais um final feliz, revela a Polícia de Segurança Pública (PSP), numa nota publicada esta sexta-feira, dia 15 de agosto, na rede social Facebook.
Neste âmbito, agentes do Comando Metropolitano do Porto deslocaram-se ao local, constatando que "a pessoa apresentava um discurso desconexo e descontextualizada da realidade."
"Por a idosa ser portadora de pulseira do programa Estou Aqui Adultos, foram levadas a cabo as diligências necessárias com recursos aos dados deste programa", salienta ainda a força de segurança, explicando que foi "contactado o filho da senhora (associado como contacto de emergência no programa)".
Depois, a idosa foi "deixada a cuidado de uma pessoa de confiança desta, por indicação da pessoa contactada", termina a PSP.
Sabe o como funciona este programa? Como pedir a pulseira?
Na mesma nota, a PSP recorda que "as pulseiras Estou Aqui Adultos são dirigidas a pessoas que, em função da idade ou de patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes, ainda que momentaneamente, na via pública".
O programa, acrescenta-se, "tem por objetivo garantir a segurança de todos os utilizadores na via pública, e promover o reencontro célere com o familiar ou conhecido previamente indicado".
O pedido de uma pulseira pode ser feito "pelo próprio utilizador" ou "por um terceiro". Para tal, deverá aceder a este site.
Leia Também: Vai de férias? Recorde (e anote) os conselhos da PSP para ir descansado