Em cinco anos, Volkswagen já vendeu 1,5 milhões de carros elétricos 'ID.'

A gama 'ID.' é sinónimo de carros elétricos na Volkswagen, tendo atingido recentemente o milhão e meio de unidades vendidas. O exemplar que fez alcançar o marco foi um ID.7 Tourer Pro.

Volkswagen ID.7, unidade 1,5 milhões

© Lars Penning/picture alliance via Getty Images

Bernardo Matias
18/08/2025 14:03 ‧ há 3 horas por Bernardo Matias

Auto

Volkswagen

Cinco anos depois, saiu da fábrica da Volkswagen em Emden (Alemanha) a unidade 1,5 milhões da série 'ID.', de veículos 100 por cento elétricos. Foi um ID.7 Tourer Pro, o modelo elétrico mais vendido na Alemanha no primeiro semestre deste ano.

 

As primeiras entregas aconteceram em setembro de 2020 e, desde então, tem-se registado um crescimento sólido. Tudo começou no ID.3, um compacto, juntando-se o SUV que é o ID.4, para além de um coupé (o ID.5) e da carrinha ID.Buzz. No ano passado, chegaram o ID.7 e o ID.7 Tourer e, para breve, está o ID.2 (foi já apresentada a versão concetual ID. 2all). O ID.EVERY, previsto para 2027, estará na entrada de gama, com um preço a rondar 20 mil euros.

Martin Sander, membro da direção para Vendas, Markerting e Pós-Vendas, disse em comunicado: “1,5 milhões de modelos ID. entregues - isto mostra claramente que a Volkswagen é uma pioneira no campo da mobilidade elétrica. Isto confirma que o nosso portfólio contém os veículos que os nossos clientes precisam. Como empresa, estamos no caminho certo. A Volkswagen continua a ser pioneira na fase de aceleração da mobilidade elétrica”.

Posto isto, o responsável deixou um apelo, numa cerimónia em que esteve presente o ministro Presidente da Baixa Saxónia, Olaf Lies: "São necessários incentivos específicos do governo se quisermos diminuir o ceticismo entre os compradores privados e aumentar a procura neste grupo".

O 'ID.' 1,5 milhões

A unidade 'ID.' 1,5 milhões a sair da linha de produção da Volkswagen foi um ID.7 Tourer. Lançada no ano passado, é a primeira carrinha totalmente elétrica da marca.

Há três versões diferentes: Pro Match Plus, Pro S Match Plus e GTX Plus 4Motion. Nas duas primeiras, a potência máxima é de 210 kW e o binário atinge 545 Nm. Já na terceira, encontra-se um motor com 250 kW de potência máxima.

As variantes Match apresentam uma autonomia em ciclo combinado de 599 km (Match Plus) e de 679 km (S Match Plus). A autonomia anunciada da GTX supera os 574 km. As baterias de iões de lítio de 77 kWh pode ser carregada dos 10 aos 80 por cento em 28 minutos nos Match, dependendo do local de carregamento.

Já o ID.7 Tourer GTX Plus 4Motion, de tração integral, tem baterias de iões de lítio com 84 kWh de capacidade, que demoram cerca de 26 minutos a terem a energia reposta dos 20 aos 80 por cento no caso de carregamento rápido.

O Volkswagen ID.7 Tourer tem cinco opções de cores e quatro desenhos de jantes, sendo capaz de transportar carga quer no tejadilho, quer num reboque. Por dentro, encontra-se um ecrã de 15 polegadas em posição central e um mais pequeno a atuar como painel de instrumentos.

Leia Também: Volkswagen Touareg será descontinuado? Marca não comenta

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas