Ainda não foi desta que Miguel Oliveira conseguiu regressar à conquista dos pontos, no Campeonato do Mundo de MotoGP, uma vez que não foi capaz de ir além de um 14.ª posição na corrida sprint do Grande Prémio da Hungria.
O piloto português partiu, ao início da tarde deste sábado, da 19.ª posição, depois de uma fase de qualificação que ficou aquém das expetativas, mas recusou 'deitar a toalha ao chão', e acabou por beneficiar das desistências de Johann Zarco, Enea Bastianini e Fabio Quartararo para 'escalar' lugares na tabela.
A vitória acabou por sorrir, uma vez mais, a Marc Márquez, que partiu da 'pole position' e não mais a largou, conquistando, desta maneira, aquela que foi a 13.ª vitória neste tipo de provas em 14 daquelas que foram disputadas, na presente temporada de 2025.
Fabio di Giannantonio foi terceiro classificado, e Franco Morbidelli quarto. No entanto, a maior surpresa foi protagonizada por Luca Marini, que arrancou do nono lugar da linha de grelha de partida e 'disparou' rumo ao quarto, bem perto do pódio.
Um fim de semana para esquecer
Miguel Oliveira volta, desta maneira, a não ter motivos para sorrir. Os primeiros indícios de que as dificuldades seriam para continuar, ao serviço da Prima Pramac Yamaha MotoGP, surgiram logo na sexta-feira, quando o Falcão se ficou pelo 18.º lugar, no conjunto dos treinos livres, pelo que foi remetido para a Q1.
Já este sábado, o almadense não conseguiu ir além de um nono lugar, na primeira fase de qualificação, falhando, assim, o acesso à Q2, e obrigando-se a arrancar do 19.º lugar da grelha de partida. Na corrida sprint, acabou por conseguir estabilizar o rendimento, e alcançou um 14.º posto.
Marc Márquez 'dispara' na liderança
Feitas as contas, com este resultado, Marc Márquez passa a somar 430 pontos, o que o deixa ainda mais isolado na liderança do Campeonato do Mundo de MotoGP, aumentando a distância para o segundo classificado, o irmão, Álex Márquez, para os 152 pontos, e para o terceiro, o italiano Francesco Bagnaia, para 209 pontos.
Miguel Oliveira, por seu lado, permanece no 25.º lugar da classificação geral, com apenas seis pontos conquistados (tantos quanto Augusto Fernández), até ao momento, depois de só ter conseguido pontuar em três provas (foi 14.º classificado, na Tailândia, 15.º, em Aragão, e 13.º, em Itália).
Corrida é já no domingo
Miguel Oliveira e companhia voltam a entrar em cena, no Circuito de Balaton Park, na cidade húngara de Balatonfókajár, já no domingo, pelas 13h00 (hora de Portugal Continental), para a disputa da prova principal, que irá realizar-se ao longo de um total de 26 voltas.
Seguir-se-á um fim de semana de pausa, no Campeonato do Mundo, que se seguirá do tão aguardado Grande Prémio da Catalunha. O circuito de Barcelona irá acolher a fase de qualificação e o sprint no dia 6 de setembro, sábado, às 09h50 e 14h00, respetivamente. Quanto à corrida, realiza-se às 13h00 do dia seguinte de 7 de setembro.
Leia Também: Miguel Oliveira parte do 19.º lugar para o GP da Hungria