'Vende-se Lisboa' na nova obra de Bordalo II: "Oportunidade de sonho"

Mais uma obra de Bordalo II 'invadiu' as ruas de Lisboa, desta vez na Praça do Comércio. Com um cartaz onde se lê "Vende-se Lisboa", o artista aponta: "Uma oportunidade de sonho numa cidade onde a maioria nem pode sonhar em viver."

lisbon for saleVídeo

© b0rdalo_ii/ Instagram

Ana Teresa Banha
07/08/2025 14:35 ‧ há 2 semanas por Ana Teresa Banha

Cultura

Bordalo II

O artista Artur Bordalo, mais conhecido como Bordalo II, voltou a instalar uma obra em Lisboa, na manhã desta quinta-feira.

 

Na Praça do Comércio, um dos pontos turísticos da capital portuguesa, o artista instalou um cartaz onde se lê 'Vende-se Lisboa'.

O momento da instalação e fotografias da obra foram partilhadas nas redes sociais. O vídeo ser visto na galeria acima e as fotografias a partir da ligação abaixo.

"Excelente oportunidade. Cidade de traça antiga, com ótima exposição solar todo o ano e recentemente remodelada com detalhes de luxo", começa por ler-se na descrição da publicação. Mais uma vez, as críticas dirigem-se à crise da habitação que Portugal está a atravessar.

"Inserida numa zona premium da Península Ibérica, dispõe de vista deslumbrante sobre o rio Tejo e fácil acesso a restaurantes e comércio deluxe. Ideal para quem quer disfrutar de ambiente vibrante, cosmopolita e gentrificado. Uma oportunidade de sonho numa cidade onde a maioria nem pode sonhar em viver", remata o artista.

Obra não é a primeira... nem será a última?

Bordalo II tem sido uma voz muito ativa na luta pelo Direito à Habitação, previsto na Constituição da República Portuguesa.

Outras obras do artista foram por exemplo, a instalação de um Monopólio gigante não muito longe da Praça do Comércio; mais concretamente, na Praça Duque da Terceira, no Cais do Sodré.

"As nossas cidades estão a ser convertidas em grandes tabuleiros de jogo. O direito à habitação, presente na Constituição, está agora à mercê da sorte ou do azar. Alguns jogadores trocam casas por hotéis, uns hipotecam os imóveis à banca, outros são a banca - mas neste jogo, nem todos começam com a mesma quantia e poucos recebem ao passar pela casa de partida", escreveu, em maio, Bordalo II no Instagram, onde partilhou algumas imagens da obra, intitulada 'Provoc'.

Esta obra foi criticada pela Câmara Municipal de Lisboa que procedeu à remoção da mesma, que "não foi autorizada pela autarquia" e que, segundo a mesma, representava um "atentado ao património da cidade."

Segundo o executivo municipal liderado por Carlos Moedas, a instalação obrigará "à reparação da calçada portuguesa artística existente no local, a qual ficou danificada na sequência deste ato."

CML remove obra de Bordalo II e diz que calçada portuguesa foi danificada

CML remove obra de Bordalo II e diz que calçada portuguesa foi danificada

Câmara de Lisboa fala num "atentado ao património da cidade".

Notícias ao Minuto | 08:46 - 03/05/2025

Esta obra deu também mais que falar, com o artista a ser acusado de plágio. Em causa estava a obra o projeto 'Lisbonopoly: O Jogo da Crise Habitacional', obra criada em 2023 pela artista conhecida como Fartadaa.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, a equipa de Bordalo II recusou, na altura, uma situação de plágio, considerando que "as obras são indiscutivelmente diferentes", ao mesmo tempo que salientou que "o objetivo desta intervenção é alertar para o problema da habitação."

"As obras são indiscutivelmente diferentes, ambas tendo como ponto de partida um jogo mundialmente conhecido, que já serviu como inspiração a diversos artistas ao longo dos anos", apontou a equipa.

A representação do artista sublinhou ainda que "o objetivo desta intervenção é alertar para o problema da habitação, sendo que a verdadeira questão é mesmo esta problemática."

Leia Também: Bordalo II transforma praça de Lisboa em tabuleiro de Monopólio. Veja

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas