Rebeca Andrade diz 'basta' à ginástica: "Algo que queria há muito tempo"

Ginasta brasileira, de 26 anos, não vai competir no presente ano civil, depois de passar por cinco cirurgias num joelho. Foco está nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, mas não no solo.

PARIS, FRANCE: JULY 30: Rebeca Andrade of Brazil performs her floor routine during the Artistic Gymnastics Team Final for Women at the Bercy Arena during the Paris 2024 Summer Olympic Games on July 30th, 2024 in Paris, France. (Photo by Tim Clayton/Corbis

© Getty Images

Luis Júnior
14/08/2025 17:33 ‧ há 2 horas por Luis Júnior

Desporto

Ginástica artística

Rebeca Andrade não vai competir no presente ano civil, depois de passar por cinco cirurgias num joelho, anunciou, esta quinta-feira, o seu treinador.

 

"Optámos por não competir este ano. Dentro do planeamento da Rebeca, este ano seria mais tranquilo”, afirmou Francisco Porath, treinador da ginasta de 26 anos, em declarações ao Globo Esporte:

“É muito sacrifício. Vamos manter esse 'destreinamento' ativo para que ela possa atender a toda a exigência fora do ginásio", prosseguiu o técnico de Rebeca Andrade.

Nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, Rebeca Andrade conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil em ginástica artística.

"Estou a descansar. É algo muito importante para mim e era algo que eu queria há muito tempo, mas entendia as minhas prioridades, então fui adiando. Atualmente, está a ser maravilhoso para mim", assumiu a atleta, que vai ter o primeiro período de descanso desde 2015, quando começou a competir no meio de gente adulta, embora ainda fosse menor de idade.

Rebeca Andrade vence ouro no solo em que Biles foi prata em Paris'2024

Rebeca Andrade vence ouro no solo em que Biles foi prata em Paris'2024

A brasileira Rebeca Andrade conquistou hoje a medalha de ouro no concurso de solo dos Jogos Olímpicos, impondo-se à norte-americana Simone Biles, que procurava o quarto ouro em Paris2024 e ficou com a prata.

Lusa | 15:07 - 05/08/2024

A ginasta foca as energias para voltar a competir em 2026 e chegar em boa forma aos Jogos de Los Angeles, em 2028. No entanto, esta não irá competir no solo, justamente o aparelho em que ganhou o ouro no verão passado.

"Foram cinco cirurgias no joelho, uma em cada pé. [Parar de fazer o solo] vai-me permitir continuar treinar por mais tempo", salientou.

Fair-play. Simone Biles falha ouro e faz uma vénia à campeã em Paris'2024

Fair-play. Simone Biles falha ouro e faz uma vénia à campeã em Paris'2024

Rebeca Andrade fez história pelo Brasil nos Jogos Olímpicos e a norte-americana protagonizou uma reação recheada de... classe.

Notícias ao Minuto | 18:52 - 05/08/2024

Simone Biles também está em período sabático

Simone Biles, considerada por muitos a melhor ginasta de sempre, também abriu a porta à participação nos Jogos Olímpicos de 2028, mediante certas condições.

"O desporto tem sido o meu trabalho. Apesar da ginástica não gerar tanto dinheiro, sempre fui apaixonada. Para já, estou a tentar aproveitar a vida, a passar tempo com o meu marido [Jonathan Owens, jogador dos Chicago Bears da NFL] e apoiá-lo nos jogos dele", referiu a atleta norte-americana, vítima do próprio sucesso, explicado pelas 11 medalhas olímpicas e 23 vitórias em campeonatos do Mundo.

"Já conquistei tanto. Para voltar tinha mesmo de me fazer vibrar. Se me disserem que os Jogos em Los Angeles vão ser emocionante, vou estar lá. Nos aparelhos ou nas bancadas. Ainda não sei."

A ginasta, de 28 anos, frisou ainda que o bem-estar psicológico é essencial para uma carreira ao mais alto nível. "Conseguir verbalizar os meus problemas e aceitar ajuda mudou a minha vida. Tenho orgulho no trabalho que fiz para chegar até aqui e continuarei a partilhar a minha história para inspirar outros", rematou Simone Biles em entrevista ao L´Equipe.

Leia Também: Roma oferece 23 milhões para tirar um 'peso' das mãos de Amorim no United

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mulher de Pote relata momentos de angústia com as filhas prematuras

Pedro Gonçalves

Mulher de Pote relata momentos de angústia com as filhas prematuras

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Oliveira "otimista" no regresso ao circuito da sua primeira vitória

Miguel Oliveira

Oliveira "otimista" no regresso ao circuito da sua primeira vitória

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas