Mikel Arteta concedeu, esta sexta-feira, uma extensa entrevista à estação televisiva britânica Sky Sports, na qual não poupou nos elogios tecidos a Viktor Gyokeres, jogador recentemente adquirido ao Sporting, a troco de uma verba na ordem dos 65 milhões de euros, que pode vir a superar a barreira dos 76 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
O treinador do Arsenal enalteceu, sobretudo, a "personalidade" do internacional sueco, que, aquando da chegada ao Emirates Stadium, não se coibiu de reclamar para si a 'mítica' camisola número 14, utilizada por Thierry Henry aquando da estadia em Londres: "O processo de recrutamento é esse, esse foi um dos aspetos nos quais eu estava mais interessado".
"Nós precisávamos de trazer um jogador que pudesse vestir essa camisola desde o primeiro dia, chegar ao balneário e ver toda a gente a dizer 'Ele consegue'. O Viktor tem, definitivamente, isso. Ele tem aquele carisma, tem aquela personalidade, e é um rapaz muito confiante. Já vimos, nas primeiras semanas, a maneira como ele age e se comporta dentro de campo. Tudo é natural para ele", começou por afirmar.
"Quando olhas para o registo goleador dele... Nós não tivemos um jogador que tenha marcado tantos golos, nas duas últimas temporadas. Aquele instinto matador, aquela capacidade, aquela intuição dentro da grande área para receber a bola e colocá-la no fundo da baliza é algo de muito, muito especial", prosseguiu.
"O nível de ameaça que ele aporta e o medo que ele provoca aos adversários... Isso é algo que vai beneficiar os jogadores que o rodeiam. Ele dá-nos a flexibilidade para atacar numa maneira diferente, de ameaçar o adversário de uma maneira diferente. Sempre que chega sangue novo, algo mexe e uma nova energia aparece", completou.
Ameaça ou companhia para Kai Havertz?
A chegada de Viktor Gyokeres ao Arsenal levantou, desde o primeiro instante, dúvidas quanto àquilo que significaria para Kai Havertz, avançado contratado ao Chelsea, há, sensivelmente, dois anos, a troco de 75 milhões de euros, e que, desde então, somou apenas 29 golos e 12 assistências ao cabo de 87 jogos oficiais.
Ainda assim, Mikel Arteta garantiu que o internacional alemão não tem por que temer quanto à continuidade no clube: "Sim, eles podem jogar juntos. Uma das maiores qualidades do Kai é, especialmente, o facto de ele conseguir jogar em várias posições. Ele já fez isso, connosco, e fê-lo ao mais alto nível".
"Agora, temos opções. No lado direito, temos opções, no lado esquerdo, temos opções... Essa variação e essa competição interna por lugar, além da capacidade de ter um impacto no jogo quando precisamos, vai ser um nível diferente de ameaça", acrescentou o timoneiro espanhol.
Resta, agora, perceber como é que o técnico irá montar o ataque do Arsenal, naquele que é o encontro 'cabeça de cartaz' da jornada inaugural da Premier League, diante do... Manchester United, em pleno Old Trafford. Um jogo que marcará o reencontro entre Ruben Amorim e Viktor Gyokeres, e cujo apito inicial está agendado para as 16h30 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo.
Leia Também: Amorim reencontra Gyokeres: "Sporting compra e vende para sobreviver"