De Francisco Trincão a Pau Victor. Como Jorge Mendes salvou o Barcelona

Empresário português contribuiu com quase 30 milhões de euros para as contas do fair-play financeiro no espaço de poucas semanas, permitindo ao clube inscrever Joan García junto de La Liga.

Jorge Mendes

© Reuters

Carlos Pereira Fernandes
16/08/2025 08:52 ‧ há 1 hora por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Mercado

Os adeptos do Barcelona acordaram, este sábado, com uma boa notícia, uma vez que, no site de La Liga, surgiu, de uma vez por todas, Joan García como estando inscrito, o que significa que pode ir a jogo, pelas 18h30 (hora de Portugal Continental), no encontro da jornada inaugural, perante o Mallorca, no Son Moix.

 

O guarda-redes, recorde-se, foi adquirido ao Espanyol, a troco de uma verba na ordem dos 25 milhões de euros, mas permanecia por registar, uma vez que, nem com o final da 'novela' em torno de Marc-André ter Stegen (que teve de ser pressionado a autorizar a comunicação de detalhes da mais recente lesão à Comissão Médica de La Liga), a direção liderada por Joan Laporta conseguiu encontrar margem de manobra para cumprir com os requisitos do fair-play financeiro.

Foi então que entrou em ação... Jorge Mendes, empresário português com o qual a estrutura blaugrana mantém uma relação estreita, há já largos anos, e que, no espaço de poucas semanas, contribuiu com quase 30 milhões de euros para estas contas, de acordo com o jornal espanhol Sport.

O 'super-agente' levou a cabo uma série de operações que serviram para aliviar as finanças dos culés, começando, desde logo, pela transferência de Pau Victor, que acabou por tornar-se no mais caro reforço da história do Sporting de Braga, mediante um investimento na ordem dos 12 milhões de euros.

Já esta sexta-feira, foi também com o seu 'dedo' que o Sporting tornou pública a aquisição de 50% dos direitos económicos de Francisco Trincão, a troco de 11 milhões de euros, passando, desta maneira, os bicampeões portugueses em título a deterem a totalidade do passe daquele que é um dos seus principais ativos desportivos.

Pelo meio, Jorge Mendes orquestrou, ainda, a saída de Ansu Fati, ainda que a título de empréstimo, para o AS Monaco, num negócio que permitiu ao histórico conjunto espanhol poupar, sensivelmente, 60% dos ordenados a que o internacional espanhol teria direito, durante a temporada de 2025/26.

No entanto, pode ler-se, o empresário português não se ficou por aqui, visto que apresentou ao diretor desportivo dos culés, o ex-internacional luso Deco, uma proposta concreta por parte do Wolverhampton (equipa orientada por Vítor Pereira) por Gerard Martín, de mais de dez milhões de euros. No entanto, o negócio caiu por terra, visto que o próprio jogador recusou abandonar Camp Nou.

Ainda falta Marcus Rashford

O contributo de Jorge Mendes para o futuro imediato do Barcelona pode, no entanto, não se ficar por aqui, uma vez que o clube ainda precisa de 'ajuda' para conseguir inscrever Marcus Rashford, jogador que adquiriu ao Manchester United, a título de empréstimo depois de o próprio ter entrado em 'rota de colisão' com Ruben Amorim.

Salvo surpresa em contrário, o internacional inglês não deverá ser inscrito a tempo do apito inicial para a visita ao Mallorca, desfalcando, desta maneira, as opções do treinador alemão Hans-Dieter Flick. Resta, agora, saber se a situação ficará resolvida antes do duelo da segunda jornada de La Liga, perante o Levante, no próximo sábado.

Leia Também: Oficial: Sporting compra totalidade do passe de Trincão ao Barcelona

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Caso de racismo mancha tributo a Diogo Jota: "Quando é que vai parar?"

Liverpool

Caso de racismo mancha tributo a Diogo Jota: "Quando é que vai parar?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting13
2FC Porto13
3Famalicão13
4Sp. Braga13
5Arouca13
6Gil Vicente13
7Moreirense13
8Casa Pia23
9Estoril11
10Estrela11
11Benfica00
12Rio Ave00
13Alverca10
14C.D. Nacional10
15Santa Clara10
16Tondela10
17Vitória SC10
18AVS20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Koenigsegg Jesko Absolut atinge novo recorde de velocidade

Koenigsegg

Koenigsegg Jesko Absolut atinge novo recorde de velocidade

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas