O plantel do FC Porto continuou a preparação para o jogo ante o Gil Vicente na manhã deste sábado no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, e o treinador dos dragões está com uma 'dor de cabeça' na ala esquerda.
O técnico italiano voltou a não ter motivos para sorrir, uma vez que continuou a ver inscritos, no boletim clínico azul e branco, os nomes de Martim Fernandes (que se limitou a realizar tratamento) e Francisco Moura (que permanece em regime de treino condicionado).
Ambos os jogadores continua a recuperar de lesões nos ligamentos do joelho esquerdo, pelo que, ao que tudo indica, irão mesmo ficar afastados da lista de jogadores convocados pelo timoneiro azul e branco para a deslocação ao Estádio Cidade de Barcelos.
Abre-se, desta maneira, uma janela de oportunidade para que Zaidu Sanusi ocupe o lado esquerdo da defesa azul e branca, à imagem do que sucedeu na passada segunda-feira, quando foi lançado para o lugar, precisamente, de Martim Fernandes, aos 54 minutos do triunfo conquistado na receção ao Vitória SC, por 3-0.
O internacional nigeriano deu, de resto, boa conta da tarefa, numa partida que contou com golos da autoria de Pepê (aos 12 minutos) e Samu Aghehowa (aos 32 e 79 minutos), e que ficou marcada pela sentida homenagem a Jorge Costa, diretor de futebol do FC Porto, que morreu, aos 53 anos, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.
O grupo de trabalho azul e branco tem mais uma ronda de treinos agendada para o final da manhã de domingo, à porta fechada, no complexo do Olival. Mais tarde, a partir das 12h00 (hora de Portugal Continental), Francesco Farioli irá falar aos jornalists, em conferência de imprensa.
Quanto ao Gil Vicente-FC Porto propriamente dito, está marcado para as 20h15 da próxima segunda-feira, e irá contar com a arbitragem de Ricardo Baixinho, juiz da Associação de Futebol de Lisboa. Pedro Mota e Andreia Sousa serão os assistentes, Fá Sanhá o quarto árbitro, Bruno Esteves o VAR e Pedro Martins o AVAR.
Sporting-FC Porto já tem data e hora
A quarta ronda, terá como encontro 'cabeça de cartaz' o sempre 'escaldante' Clássico entre Sporting e FC Porto, que foi agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental) de 30 de agosto, um sábado, dias antes do encerramento do mercado de transferências de verão, que poderá afetar as escolhas de Rui Borges e Francesco Farioli, respetivamente.
Quanto à jornada anterior, esta irá decorrer entre os dias 23 e 25 de agosto, tendo sido aberta uma exceção para o Santa Clara, que só irá deslocar-se ao Estádio António Coimbra da Mota para medir forças com o Estoril a 6 de setembro, tendo, desta maneira, mais tempo para preparar o duplo embate continental com os irlandeses com o Shamrock Rovers.
Esta é, de resto, uma situação em tudo semelhante àquela que o Benfica beneficiou, na jornada inaugural, quando viu a receção ao Rio Ave ser adiada para 23 de setembro, fruto dos embates com o Nice (dos quais acabaria por sair vitorioso, por duplo 2-0), relativos à terceira pré-eliminatória da prova milionária.
Leia Também: Samu 'seguro' no FC Porto? "Não é aquilo de que o Newcastle precisa"