Após a estreia a vencer na II Liga, o Vizela recebeu e golear o FC Porto B, por 4-0, este sábado, naquela que foi a segunda vitória consecutiva do conjunto orientado por Ricardo Sousa, mantendo-se, assim, no topo do campeonato.
Num primeiro tempo equilibrado, valeu a eficácia para a turma minhota. Aos 27 minutos, Heinz Morschel aproveitou a assistência de Miguel Tavares para inaugurar o marcador, instantes antes da primeira pausa técnica para hidratação.
Por essa altura, João Brandão tentou reajustar alguns aspetos nos bês dos dragões, sendo que, pouco depois, Luís Gomes foi lançado para render o lesionado Felipe Silva. Ángel Alarcón ainda tentou o empate, mas seria mesmo o Vizela a voltar a festejar.
Já perto do intervalo, aos 44 minutos, Thio apareceu em zona oportuna e, beneficiando de um desvio, deixou o público do clube do Minho novamente em festa.
Apesar da nova mexida no FC Porto (com a entrada de Trofim Melnichenko para o lugar de Leonardo Vonic), foi o Vizela a entrar melhor, com uma oportunidade de Manu Garrido logo nos primeiros segundos. Não foi à primeira, foi à segunda. Aos 58 minutos, o avançado espanhol aproveitou a assistência de Thio para fazer o 3-0.
O jogo entrou numa fase mais 'morna', mas o conjunto de Ricardo Sousa esteve sempre mais perto de marcar do que sofrer. Após as oportunidades de Gonçalo Sousa e Kauê Rodrigues, do lado dos azuis e brancos, eis que os último minutos deram conta de um domínio minhoito.
Yassin Fortuné ficou a centímetros de marcar e, logo a seguir, Heinz Morschel conseguiu chegar ao bis, rubricando o 4-0 aos 87 minutos. Ricardo Schutte ainda ficou perto do quinto tento certeiro, mas o jogo acabaria mesmo por terminar com uma diferença de quatro golos no marcador.
Com este resultado, o Vizela isola-se provisoriamente na liderança da II Liga, com seis pontos em seis possíveis, podendo ainda ser igualado por clubes como Lusitânia de Lourosa, Leixões, União de Leiria e Sporting B até ao fim da segunda jornada. Já o FC Porto, com um ponto, segue no 15.º posto, imediatamente acima da linha de água.
O que falta jogar?
Ainda este sábado, na II Liga, haverá lugar a um Lusitânia de Lourosa-Desportivo de Chaves e a um Académico de Viseu-Paços de Ferreira, ambos às 15h30.
A bola voltará a rolar já no domingo, logo pelas 11h00, com um Sporting B-União de Leiria. Penafiel e Oliveirense irão medir forças, no Estádio Municipal 25 de Abril, às 14h00, estando o último jogo reservado para as 18h00, quando o Benfica B receber o Leixões, no complexo do Seixal.
[Notícia atualizada às 15h55]
Leia Também: Bouzaidi 'gela' Felgueiras e dá ao Marítimo os primeiros pontos da época