Militar do Exército Português arrecada três medalhas de ouro no taekwondo

Pedro Sousa, Capitão de Infantaria, conquistou três títulos de campeão mundial de Taekwondo Songahm, ampliando a senda de medalhas arrecadadas por militares do Exército Português, sobretudo no passado recente.

Capitão de Infantaria - Pedro Sousa

© Exército Português

Miguel Simões
19/08/2025 18:09 ‧ há 2 dias por Miguel Simões

Desporto

Taekwondo Songahm

O Capitão de Infantaria Pedro Sousa brilhou no Campeonato Mundial de Taewondo Songahm e conquistou três medalhas de ouro na prova realizada em Phoenix, nos Estados Unidos da América.

 

De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, esta terça-feira, o militar do Exército Português já havia sido campeão mundial em 2024, tendo conseguido agora 'dar cartas' nas categorias de "Creative Forms, Xtreme Weapons e Combat Sparring".

"Estes resultados refletem não apenas o elevado nível de preparação técnica e física do Capitão Pedro Sousa, mas também os valores que marcam o percurso militar: rigor, dedicação, disciplina e espírito de superação. O seu desempenho de excelência constitui um motivo de enorme orgulho para o Exército e para Portugal, projetando a imagem de profissionalismo e competência das nossas Forças Armadas além-fronteiras", enalteceu o Exército Português no comunicado.

"O Exército Português felicita o Capitão Pedro Sousa pela sua prestação exemplar, reafirmando a importância do desporto militar como instrumento de formação integral, promoção da resiliência e fortalecimento da coesão entre os militares", pode ainda ler-se na referida nota.

E as última conquistas?

Com funções militares de Primeiro-Sargento, Joana Gomes destacou-se no Campeonato Nacional Master de Atletismo de pista coberta de 2024/25, no passado dia 12 de março, com a conquista de duas medalhas de ouro nas provas de 800m e 1.500m femininos M35.

Natural de Arcos de Valdevez, em Viana do Castelo, a atleta de 35 anos mostrou que é possível 'dar cartas' em mais do que um setor e entrou, dessa forma, para a história do desporto português.

"Impulsionada pela força invisível da sua determinação, a nossa militar enfrentou todas as adversidades, imprevistos e desafios da competição com enorme resiliência, superando os seus limites e sagrando-se Campeã Nacional em ambas as distâncias do seu escalão", escreveu na altura o Exército Português.

Um mês depois disso foi a vez do Tenente-Coronel Pedro Silva Monteiro arrecadar uma medalha de ouro ao vencer, no passado dia 19 de abril, o Campeonato Nacional de Jiu-Jitsu 2025 na categoria Master 3. O militar do Exército Português "destacou-se pela performance sólida e pela demonstração de resiliência e espírito competitivo - qualidades que refletem a formação e os valores da carreira militar."

A competição aconteceu no Pavilhão Multiusos de Odivelas, em Odivelas, Lisboa, onde estiveram reunidos vários atletas do país, já no último dia 12. O Exército sublinhou ainda que o Tenente-Coronel agora distinguido com o ouro está atualmente colocado no Instituto Universitário Militar.

"Conquistas como esta são exemplo do compromisso da instituição com a formação de líderes, a valorização do potencial humano e a busca contínua pela excelência, dentro e fora do serviço militar", apontou na altura a página oficial do Exército Português.

Militar do Exército arrecada medalha de ouro em campeonato de Jiu-Jitsu

Militar do Exército arrecada medalha de ouro em campeonato de Jiu-Jitsu

Em pouco mais de um mês, o Tenente-Coronel Pedro Silva Monteiro é pelo menos o segundo militar a arrecadar medalhas de ouro em competições nacionais.

Notícias ao Minuto | 16:27 - 19/04/2025

Leia Também: "O melhor de Setúbal", Akturkoglu e o Fenerbahçe. O que disse Bruno Lage

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Há suspeitas de fraude em torno da Fundação Diogo Jota. Eis a história

Liverpool

Há suspeitas de fraude em torno da Fundação Diogo Jota. Eis a história

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ford alarga envolvimento na F1 e trabalha "em quase todo o carro"

Fórmula 1

Ford alarga envolvimento na F1 e trabalha "em quase todo o carro"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas