O Capitão de Infantaria Pedro Sousa brilhou no Campeonato Mundial de Taewondo Songahm e conquistou três medalhas de ouro na prova realizada em Phoenix, nos Estados Unidos da América.
De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, esta terça-feira, o militar do Exército Português já havia sido campeão mundial em 2024, tendo conseguido agora 'dar cartas' nas categorias de "Creative Forms, Xtreme Weapons e Combat Sparring".
"Estes resultados refletem não apenas o elevado nível de preparação técnica e física do Capitão Pedro Sousa, mas também os valores que marcam o percurso militar: rigor, dedicação, disciplina e espírito de superação. O seu desempenho de excelência constitui um motivo de enorme orgulho para o Exército e para Portugal, projetando a imagem de profissionalismo e competência das nossas Forças Armadas além-fronteiras", enalteceu o Exército Português no comunicado.
"O Exército Português felicita o Capitão Pedro Sousa pela sua prestação exemplar, reafirmando a importância do desporto militar como instrumento de formação integral, promoção da resiliência e fortalecimento da coesão entre os militares", pode ainda ler-se na referida nota.
E as última conquistas?
Com funções militares de Primeiro-Sargento, Joana Gomes destacou-se no Campeonato Nacional Master de Atletismo de pista coberta de 2024/25, no passado dia 12 de março, com a conquista de duas medalhas de ouro nas provas de 800m e 1.500m femininos M35.
Natural de Arcos de Valdevez, em Viana do Castelo, a atleta de 35 anos mostrou que é possível 'dar cartas' em mais do que um setor e entrou, dessa forma, para a história do desporto português.
"Impulsionada pela força invisível da sua determinação, a nossa militar enfrentou todas as adversidades, imprevistos e desafios da competição com enorme resiliência, superando os seus limites e sagrando-se Campeã Nacional em ambas as distâncias do seu escalão", escreveu na altura o Exército Português.
Um mês depois disso foi a vez do Tenente-Coronel Pedro Silva Monteiro arrecadar uma medalha de ouro ao vencer, no passado dia 19 de abril, o Campeonato Nacional de Jiu-Jitsu 2025 na categoria Master 3. O militar do Exército Português "destacou-se pela performance sólida e pela demonstração de resiliência e espírito competitivo - qualidades que refletem a formação e os valores da carreira militar."
A competição aconteceu no Pavilhão Multiusos de Odivelas, em Odivelas, Lisboa, onde estiveram reunidos vários atletas do país, já no último dia 12. O Exército sublinhou ainda que o Tenente-Coronel agora distinguido com o ouro está atualmente colocado no Instituto Universitário Militar.
"Conquistas como esta são exemplo do compromisso da instituição com a formação de líderes, a valorização do potencial humano e a busca contínua pela excelência, dentro e fora do serviço militar", apontou na altura a página oficial do Exército Português.
Leia Também: "O melhor de Setúbal", Akturkoglu e o Fenerbahçe. O que disse Bruno Lage