Depois de Gabri Veiga e Victor Froholdt, a direção do FC Porto parece estar de olho na contratação de mais um médio para oferecer a Francesco Farioli. Trata-se de Jhon Solis, jogador colombiano de apenas 20 anos que joga no Girona que já havia motivado, em janeiro, o interesse de André Villas-Boas, revelou na terça-feira o jornalista César Luis Merlo.
Na anterior janela de transferências, no início deste ano de 2025, o FC Porto apresentou uma proposta no valor de 12 milhões de euros junto do Girona. O clube espanhol acabaria, no entanto, por recusar o negócio com os dragões por conta de estar em cima do fecho de mercado e por conta da importância de Solis no plantel.
Agora, sete meses depois, o FC Porto pondera 'voltar à carga' pelo jogador natural de Guacarí que já iniciou a terceira temporada ao serviço do Girona, clube que o contratou ao Atlético Nacional no verão de 2023 a troco de seis milhões de euros.
John Solis depressa conseguiu agradar no conjunto espanhol e nas duas primeiras temporadas superou sempre a marca dos 20 jogos realizados, tendo sido titular no arranque desta nova temporada, na La Liga, máximo escalão do futebol espanhol, mas não evitando a derrota caseira frente ao Rayo Vallecano (1-3).
Porto vuelve a mostrar interés en Jhon Solís (sobre el cierre del mercado anterior ofertó €12M pero Girona no quiso desprenderse de él) y evalúa la chance de hacer una nueva propuesta.
— César Luis Merlo (@CLMerlo) August 19, 2025
*️⃣Además, hay dos clubes italianos que siguen al mediocampista colombiano. pic.twitter.com/pTdUNPWv3R
A confirmar-se a chegada de Solis ao Dragão, ainda neste mês de agosto, Farioli passaria a contar com mais uma opção para o meio-campo, a juntar aos reforços Gabri Veiga e Victor Froholdt e aos já estabelecidos Alan Varela e Stephen Eustáquio.
Vasco Sousa, Marko Grujic e Tomás Perez são outras opções, mas todos eles estão longe de ter a continuidade garantida no FC Porto.
Farioli admitiu mais reforços
Após a vitória do FC Porto em Barcelos, frente ao Gil Vicente, registada na noite de segunda-feira, Francesco Farioli admitiu que o plantel portista ainda não estava fechado, apontando para a chegada de mais reforços nos próximos dias.
"Como clube, estamos abertos a situações e a opções que podem aparecer nos últimos dias. O presidente já mencionou o desejo do clube de tentar, até ao último minuto, fazer a equipa ficar na melhor forma, ter equilíbrio, mas a prioridade, para mim, é que os jogadores estejam prontos. O meu foco é no campo e em preparar o próximo jogo", afirmou o treinador italiano de 36 anos, que somou a segunda vitórias em outros tantos jogos oficiais pelo FC Porto.
Villas-Boas falou em mercado histórico
Aquando a apresentação de Farioli como novo treinador do FC Porto, em julho, André Villas-Boas admitiu a possibilidade de levar o clube ao "maior mercado da história" e os números são claros.
Os dragões, recorde-se, já investiram perto de 90 milhões de euros no presente defeso, nas aquisições de Victor Froholdt (ao Copenhaga), Gabri Veiga (ao Al-Ahli Jeddah), Alberto Costa (à Juventus), Borja Sainz (ao Norwich City), Nehuén Pérez (à Udinese), Jan Bednarek (ao Southampton), Dominik Prpic (ao Hajduk Split), Luuk de Jong (ao PSV) e João Costa (ao Estrela da Amadora).
Em sentido inverso, Villas-Boas também tem promovido algumas saídas no plantel com direito a retorno financeiro significativo. Francisco Conceição (Juventus), Otávio Ataíde (Paris FC), João Mário (Juventus), Gonçalo Borges (Feyenoord), Fran Navarro (Sporting de Braga), Danny Namaso (Auxerre, por empréstimo), Samuel Portugal (Al-Okhdood, por empréstimo), Gabriel Veron (Juventude, por empréstimo) e André Franco (Chicago Fire, por empréstimo) valeram um encaixe na ordem dos 75 milhões de euros.
Leia Também: Renascimento aos olhos de todos. Pepê ganha 'segunda vida' no FC Porto