O FC Porto anunciou, esta segunda-feira, a renovação de contrato com Martim Fernandes até 2030. O defesa lateral tem sido uma das grandes apostas de Francesco Farioli no novo sistema tático e assina hoje um novo vínculo com a duração de cinco temporadas, ficando blindado com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
"Quero agradecer e dizer que renovar com o meu Clube do Coração, o Clube que apoio desde que nasci, é um orgulho enorme por saber que confiam em mim para representar o FC Porto. Estou muito feliz", começou por dizer o jovem que foi nomeado para o prémio de Golden Boy mais recente.
"Estou feliz porque confiam em mim nesta fase positiva que o FC Porto está a viver. Estamos todos a seguir o mesmo caminho com o mesmo espírito, sente-se isso dentro e fora do campo. Todos queremos fazer o melhor pelo Clube e dar alegrias aos adeptos", continuou.
"Nunca pensei em chegar a um nível tão alto como aquele em que estou agora. Não era o meu objetivo na altura, jogava futebol com os meus amigos por paixão. Sempre gostei de jogar futebol desde pequenino, mas nunca pensei chegar a este patamar. Não foi fácil, houve momentos em que duvidei que era capaz, mas consegui passar por tudo e tive colegas que me acompanharam até esta etapa pelos quais tenho um grande carinho porque me ajudaram muito", acrescentou o internacional jovem português.
"Um objetivo que tenho para o futuro próximo é ser Campeão Nacional pelo FC Porto. Tenho outros para mais tarde, mas a minha principal meta é essa. Toda a gente diz que temos um grupo unido e que estamos com mais alegria dentro de campo. Se continuarmos assim, vamos conseguir dar alegrias aos portistas. Não ligo muito aos prémios, não gosto de ter essas coisas na cabeça. Só quero jogar futebol", revelou, antes de falar sobre Jorge Costa.
"Sinto-me um privilegiado por, na formação, ter podido receber a mística deste Clube. Tínhamos o João Pinto e mais recentemente o Jorge Costa, que infelizmente faleceu e era um homem incrível. Adorava o Jorge Costa, ele estava sempre connosco no Olival. Era uma pessoa sempre alegre, divertida, via sempre o lado positivo das coisas. Tinha a sua forma de ser, falava alto, à moda do Porto. É sempre um privilégio ter essas pessoas ao nosso lado", disse Martim Fernandes, que acabou a agradecer aos adeptos do clube azul e branco.
"Quero agradecer aos adeptos pelo apoio que têm dado, não só a mim, mas a toda a equipa. Sentimos o apoio quando estamos em campo, fora as pessoas também vêm ter connosco para tirar fotos e é uma delícia ter adeptos assim. Sabemos que podemos contar com eles para o que for e onde for", concluiu.
André Villas-Boas destaca futuro promissor apesar da lesão
Martim Fernandes contraiu uma lesão no ligamento colateral externo do joelho esquerdo no jogo diante do Vitória SC (3-0), relativo à 1.ª jornada da I Liga. O tempo de paragem do jovem lateral português não foi divulgado, mas o FC Porto já descartou o cenário de Martim Fernandes ter de ser alvo de uma intervenção cirúrgica para debelar a lesão. Ainda assim, André Villas-Boas destaca que o futuro do jogador é muito promissor.
"O Martim é um filho da casa com uma longa história no FC Porto e com todos os passos bem dados no seu crescimento sustentado numa família que sempre o apoiou nesses passos seguros. Quando assim é temos de valorizar todo o percurso, o Martim é Porto da cabeça aos pés e desejamos que assim continue", iniciou o presidente.
"É a continuação da confiança no atleta, nas suas qualidades e naquilo que ele tem demonstrado pelo FC Porto, não só enquanto sénior mas já desde as camadas jovens. É um atleta de grande potencial e de projeção e fazemos questão de lhe transmitir essa confiança, porque acreditamos no seu futuro e no seu futuro vinculado ao FC Porto, seja na direita ou na esquerda, nos golos e nas assistências, com toda a garra, determinação e ânimo que ele tem demonstrado cada vez que veste a camisola do FC Porto", declarou em palavras aos canais de comunicação do FC Porto.
"É um passo importante, estamos muito satisfeitos e queremos recompensar o Martim pelo seu esforço, ainda para mais nesta fase em que ele recupera de lesão. Felizmente para todos foi apenas um susto e penso que este é o momento ideal para renovar com um atleta no qual acreditamos muito", rematou.
[Notícia atualizada às 19h42]
Leia Também: FC Porto prossegue 'operação Casa Pia' com duas baixas para Farioli