Se toma magnésio, o melhor é não misturar com estes cinco medicamentos

Os suplementos de magnésio podem reagir com alguns medicamentos. Assim, é importante ter atenção ao que está a juntar. Pergunte sempre ao seu médico, mas perceba também os motivos pelos quais não os deve juntar.

magnésio

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
14/08/2025 11:10 ‧ há 5 horas por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Magnésio

Está a tomar suplementos de magnésio? O melhor é ter cuidado com alguns medicamentos. A verdade é que misturá-los pode levar a alguma reação no organismo e é importante perceber o que está em causa. Uma farmacêutica revela tudo o que precisa de saber.

 

Cathryn Williamson revelou ao 'website' EatingWell alguns dos medicamentos que não deve consumir ao mesmo tempo que toma suplementos de magnésio.

"O magnésio pode ter um impacto em certos medicamentos. Uma combinação errada pode significar que o medicamento não funcionará tão bem ou que acabe com alguns efeitos colaterais desagradáveis", começa por explicar.

Conheça os medicamentos que deve evitar ao mesmo tempo que toma suplementos de magnésio.

1- Antibióticos

"Uma das principais classes de medicamentos com maior número de interações clinicamente significativas com o magnésio são os antibióticos. O magnésio liga-se aos medicamentos no intestino e pode reduzir a sua absorção." Assim, sugere tomar os suplementos pelo menos duas a seis horas depois do medicamento.

"Espaçar as doses desta forma ajuda a garantir que o medicamento tenha tempo suficiente para ser absorvido de forma adequada."

Leia Também: Estudo. Dieta vegetal pode reduzir risco de quatro cancros mortais em 25%

2- Medicamentos para a osteoporose

"Embora a deficiência de magnésio esteja associada à osteoporose, o magnésio em suplementos pode diminuir a absorção de alguns medicamentos destinados ao tratamento da doença." A interação é idêntica ao que acontece com os antibióticos. "Acaba por reduzir a eficácia do tratamento e potencialmente comprometer a saúde óssea a longo prazo."

3- Medicamentos para a pressão arterial

"A amlodipina é um bloqueador dos canais de cálcio, e o magnésio também pode atuar dessa forma. Portanto, tomar os dois ao mesmo tempo pode potencialmente amplificar o efeito e fazer com que sua pressão arterial caia." Assim, sugere que deve falar sempre com o seu profissional de saúde.

4- Diuréticos

"Dependendo das suas necessidades de saúde específicas, o seu médico poderá aconselhar se os suplementos de magnésio são seguros ou necessários para o seu caso."

5- Anfetaminas

"O magnésio pode alterar o pH do estômago e causar um ambiente diferente. Alguns medicamentos, como as anfetaminas, precisam de um ambiente ácido para absorção adequada." Recomenda também o intervalo de duas horas antes de tomar o suplemento de magnésio.

Magnésio e medicamentos: Os sinais de uma possível reação

Existem alguns sintomas a que deve estar atento para perceber se está, ou não, a ter algum tipo de reação devido ao consumo de suplementos de magnésio e medicamentos. É o caso de vómitos. 

A fadiga é outro dos problemas que pode estar associado. “Em conjunto com a fraqueza, podem indicar que o magnésio está a alterar os efeitos de um medicamento, como diminuir em demasia a pressão arterial.”

Tenha ainda em conta as irregularidades na frequência cardíaca. "Batimentos cardíacos lentos ou irregulares podem indicar níveis elevados de magnésio na corrente sanguínea, especialmente se estiver a tomar medicamentos que já afetam a sua função cardíaca."

Leia Também: Afinal, o que é Covid longa? Estudo aponta riscos na falha de definição

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas