Café frio e bebidas energéticas: Os riscos escondidos para a saúde oral

Pode achar que são inofensivas, mas a verdade é que podem ter um grande impacto na sua saúde oral. Uma especialista revela o que pode acontecer e a melhor forma de prevenir problemas mais tarde.

bebidas, café frio

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
23/08/2025 08:06 ‧ há 6 horas por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Saúde oral

Nesta altura do verão, o consumo de bebidas de café frio é algo que muitos acabam por fazer. Pode achar que são opções inofensivas para o organismo, mas a verdade é que podem existir consequências. O mesmo acontece com as bebidas energéticas.

 

Lorena Trinidad Bueno, da equipa de Assistência, Inovação e Qualidade Clínica da Sanitas Dental, empresa de serviços de saúde da seguradora Bupa Portugal, revelou em comunicado o que pode acontecer à sua saúde oral e como pode evitar problemas mais graves.

"O café frio e as bebidas energéticas tendem a ter um pH ácido e, muitas vezes, contém níveis elevados de açúcares adicionados. Esta combinação favorece a erosão do esmalte dentário, enfraquecendo a superfície do dente e tornando os dentes mais suscetíveis a cáries e sensibilidade", começa por dizer.

Leia Também: Dor de dentes? O erro surpreendente que pode ser a causa

Os riscos para a saúde oral

Os efeitos que o consumo tem não é imediato. Pode ser algo que apenas poderá ver com o passar dos anos e com o consumo em excesso. "O esmalte dentário é uma camada protetora que não se regenera. Uma vez desgastado, o dano é irreversível, e só pode ser tratado com intervenções restauradoras, como implantes, coroas ou procedimentos mais complexos."

Deixa um aviso em relação ao jovens, que acabam por ingerir mais este tipo de sugestões. "Muitos jovens consomem estas bebidas enquanto estudam, trabalham ou praticam desporto, e nem sempre escovam os dentes de seguida. Isso prolonga o tempo de exposição da superfície dentária aos ácidos."

Alguns destes problemas podem ser comuns como consumo em excesso de refrigerantes, versões light ou zero. 

Como prevenir problemas de saúde oral

A especialista revela ainda algumas dicas para reduzir o impacto deste tipo de bebidas na saude saúde oral. Por exemplo, pode optar por usar uma palhinha. "Beber com palhinha reduz o contacto direto da bebida com os dentes, reduzindo assim o risco de erosão." Deve também escovar os dentes 30 minuto após o consumo de alimentos.

"O esmalte fica mais vulnerável logo após a ingestão. Por isso, é aconselhável esperar pelo menos meia hora antes da escovagem." Deve também enxaguar com água com frequência. "Um simples bochechar com água ajuda a neutralizar a acidez e a remover resíduos que favorecem o aparecimento de cáries."

"Uma rotina de higiene oral adequada, com escovagem duas vezes por dia, utilização de pasta com flúor e visitas regulares ao dentista, é fundamental para preservar a saúde oral, especialmente no verão, quando o consumo deste tipo de bebidas aumenta", continua a especialista.

Leia Também: Descubra o que acontece se beber água antes de escovar os dentes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas