Resgatadas mais de 230 pessoas de embarcação a sul das Canárias

As autoridades espanholas resgataram esta madrugada 236 pessoas, segundo um balanço provisório, que estavam a bordo de uma embarcação avistada por um navio mercante a cerca de 429 quilómetros a sul de Gran Canaria.

Pelo menos 211 migrantes chegam em quatro barcos às Ilhas Canárias

© Lusa

Lusa
24/08/2025 11:51 ‧ há 10 horas por Lusa

Mundo

Imigração

Segundo indicou um porta-voz do Salvamento Marítimo à agência espanhola EFE, entre as 236 pessoas resgatadas, todas de origem subsaariana, há homens, mulheres e menores, ainda que a contagem em terra permita vir a dar mais detalhes sobre o número exato, bem como sobre o seu estado de saúde.

 

No sábado, o navio Teos informou o Centro Nacional de Salvamento Marítimo de que uma canoa tinha parado ao seu lado com várias pessoas a bordo, a 232 milhas náuticas (429 quilómetros) a sul de Gran Canaria, uma das ilhas Canárias.

O navio mercante amarrou uma corda à canoa e pediu assistência por não se sentir seguro para realizar mais operações, ao mesmo tempo que explicou ao pessoal de Salvamento que a embarcação precária estava à deriva porque não tinha motor.

A embarcação encontrava-se em águas SAR (sigla em inglês para definir a zona de busca e salvamento) conjunta com Espanha e Marrocos, sendo que este último país informou que não tinha embarcações disponíveis na zona.

Neste momento, o barco de salvamento dirige-se, com todos os resgatados a bordo, para o cais de Arguineguín (Mogán, município na Gran Canária), onde está prevista a sua chegada por volta das 15:15 (hora local).

Este é o primeiro resgate de migrantes na rota das Canárias desde 12 de agosto, quando foram socorridas duas embarcações com 67 pessoas no total em Lanzarote e Gran Canaria.

Leia Também: Homem "desorientado" tem alta e desaparece. Família será indemnizada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas