O Nissan Qashqai e-Power foi submetido a um teste de autonomia pelo Nissan Technical Centre Europe. Para tal, percorreu o Reino Unido todo, conseguindo-o fazer sem precisar de todo o depósito de combustível.
Foram 1.347 km de viagem, sobrando, ainda, 160 km de autonomia no final da viagem 'Land's End a John O'Groats'. Os consumos foram de 3,76 litros por cada 100 quilómetros, segundo o construtor japonês.
A deslocação demorou cerca de 18 horas, entre dois dias, com os especialistas a conduzirem duas unidades deste modelo de um lado ao outro do Reino Unido (transversalmente). O objetivo foi confirmar os consumos do Nissan Qashqai e-Power. O modelo original a diesel conseguiu, em 2007, completar o mesmo percurso com consumos de 4,2 litros por 100 quilómetros.
A geração mais recente tem um motor turbo de 1,5 litros a gasolina, que serve de gerador. A unidade motriz modular 5-em-1 tem 151 kW de potência e uma bateria com 2,1 kWh de capacidade, sendo a autonomia anunciada de 1.200 km. O motor elétrico é o responsável único por locomover as rodas. Ou seja, a condução é 100% elétrica.
A mais recente geração do Qashqai começou a ser produzida no mês passado em Sunderland (Reino Unido), devendo chegar a Portugal no último trimestre do ano.
David Moss, vice-presidente sénior de Investigação e Desenvolvimento Regional da Nissan AMIEO, reagiu a esta viagem do Qashqai e-Power: "Esta nova geração do e-POWER reflete tudo o que aprendemos ao longo de anos de desenvolvimento. Pegámos nos melhores elementos dos sistemas anteriores, ouvimos o que os clientes mais valorizam e redesenhámos a plataforma para maximizar a eficiência, reduzir as emissões e melhorar o conforto de condução - tudo isto mantendo uma autonomia semelhante à do diesel. Estamos orgulhosos de que o novo e-POWER ofereça agora o melhor desempenho de condução, economia de combustível e emissões da sua classe".
Leia Também: Novo Nissan Qashqai e-Power terá autonomia de 1.200 km e chega este ano