André Franco foi apresentado há dias como novo jogador do Chicago Fire, da Major League Soccer, onde chegou cedido pelo FC Porto até 1 de janeiro de 2026. Na conferência de imprensa de antevisão à partida com o Philadelphia Union, que se realizou esta sexta-feira, o médio explicou os motivos que o levaram aos Estados Unidos da América.
"Eu conhecia o Filipe Çelikkaya, o treinador-adjunto, trabalhámos junto no passado e quando ele veio para cá, em janeiro/fevereiro, ligou-me e eu sempre me mostrei aberto a isto. Sempre quis ter a experiência de jogar nos EUA e na MLS, mantivemos o contacto, o clube mostrou-se interessado e eu acho que era o passo certo. Tive outras ofertas que não achei que era o momento certo para essas ligas. Quiseram-me muito, eu queria muito estar aqui e estou muito feliz com a minha decisão", começou por dizer o antigo jogador do FC Porto.
"São oito jogos e depois certamente teremos os playoffs, mas é uma decisão que tenho comigo mesmo para provar às pessoas de Chicago que sou uma aposta válida e quero muito que isto não seja um empréstimo até dezembro, mas um contrato longo, espero ficar muito tempo aqui. A integração tem sido muito fácil, todos os colegas e staff têm sido espetaculares. Estou cá há uma semana e já me sinto em casa. Na Europa por vezes temos a noção de que aqui a qualidade não é tão elevada como lá, mas desde aqui não tenho sentido isso. Vejo jogadores com muita qualidade e que as coisas estão a progredir e acredito que se tornará numa das ligas de topo. Vejo que aqui é um jogo mais partido, com mais contra-ataques, na Europa é mais posicional, mas estou certo de que me vou adaptar aqui", vincou.
O esquerdino, atualmente com 27 anos, abordou ainda os motivos que o levaram a deixar o FC Porto, desejando sucesso aos dragões para esta temporada.
"Foram semanas um pouco atípicas, mas isso é algo regular no futebol. Depois do Mundial de Clubes, cheguei a acordo com o FC Porto de que era melhor cada um seguir o seu caminho e não houve decisão brusca, foi tudo amigável e eu esperei até encontrar uma solução para mim. Desejo o melhor ao FC Porto, fizeram-me muito bem e espero que consigam atingir aquilo que querem. O que me importa agora é o futuro em Chicago e é isso que importa falar", sustentou.
"Para já estou focado em chegar à minha forma física ideal. Sou grande fã de tudo o que é a cultura desportiva dos EUA e uma das coisas que vou gostar de fazer é visitar os Bulls e a sua arena. Gosto muito do desporto dos EUA e é muito por aí que vão ser os meus dias: treino, casa, treino, casa e depois espero ter alguns dias para poder ver os desportos de que gosto, é uma bela cidade", finalizou.
Recorde-se que o emblema norte-americano tem a possibilidade de adquirir o jogador a título definitivo. André Franco está cedido pelo FC Porto até janeiro do próximo ano, num acordo que contempla uma opção de compra por 50% dos direitos do jogador por 1,1 milhões de euros.
Leia Também: Oficial: FC Porto 'despacha' André Franco para os Estados Unidos