Silvino Louro, antigo guarda-redes do Benfica e ex-adjunto de José Mourinho, foi desafiado a projetar um dos duelos mais 'escaldantes' da segunda mão do playoff de acesso à fase regular da Liga dos Campeões, entre Benfica e Fenerbahçe, agendado para esta quarta-feira.
“É uma eliminatória completamente em aberto. Vai ser igual ao que aconteceu em Istambul, um jogo em que as duas equipas querem ganhar e seguir em frente, que ganhe o melhor. Não vai ser fácil para a equipa do Zé porque o Benfica joga em casa, com 60 mil pessoas ou mais a apoiar”, começou por admitir o ex-treinador de guarda-redes, em declarações ao jornal O Jogo, na edição impressa desta terça-feira.
“Na Turquia, o Benfica soube controlar o jogo de forma a não sofrer golos e a tentar explorar o contra-ataque numa transição. Agora espero um Benfica mais ofensivo, a tentar mandar mais no jogo e a abrir-se mais. O Fenerbahçe, por esse motivo, pode também fazer contra-ataques como conseguiu na segunda parte da Eusébio Cup", vincou de seguida.
Para além disso, o antigo guardião do Benfica, onde esteve entre 1984 e 1994, saiu em defesa de Anatoliy Trubin, que foi criticado por um erro na primeira mão (0-0), mas que foi salvo por um fora de jogo naquele que poderia ter sido o único golo da partida em Istambul, tendo ainda analisado a opção de Bruno Lage em apostar em Samuel Soares na passada jornada, diante do Tondela (3-0).
"Trubin? Entendo, sinceramente. É uma forma de gerir os dois, é otimo para o menino [Samuel Soares]. Ganha ritmo de jogo, experiência e, se houver uma lesão grave de Trubin, pelo menos o jovem já está habituado, conhece a defesa e sabe como deve posicionar-se em campo”, começou por dizer sobre o tema.
“É um erro. São situações que acontecem, às vezes tecnicamente. O erro foi ter posto as mãos mal na bola, que lhe passou entre as mãos. São situações que acontecem a qualquer guarda-redes, aconteceu com ele. Felizmente teve a sorte de o jogador do Fenerbahçe estar fora de jogo", atirou ainda Silvino Louro.
“Acredito que Trubin vai estar preparado para este jogo. Bruno Lage tem as suas ideias e penso que esta decisão foi mais para protegê-lo. Mostra que tem confiança nele, tem de ter, tem feito bons jogos e um bom início de época e é também por essa razão que ainda não sofreu golos no campeonato, na Champions e na Supertaça. Está bem, tem valor e Bruno Lage tem muita confiança num guarda-redes que já mostrou qualidade”, rematou.
Recorde-se que Silvino Louro, enquanto futebolista, passou também pelas balizas de clubes como Vitória FC, Vitória SC, Desportivo das Aves, FC Porto e Salgueiros, sendo que, enquanto técnico de guarda-redes, trabalhou ao lado de José Mourinho durante praticamente toda a carreira, passando por emblemas como FC Porto, Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United e Al-Hilal Omdurman, para além de um arranque de carreira na seleção nacional.
Leia Também: Benfica sabe 'despachar' turcos na Luz. Contra Mourinho, o 'fado' é outro