A quarta jornada da I Liga vai ficar marcada pela realização do primeiro Clássico da temporada, com o bicampeão Sporting a receber o FC Porto, crónico candidato ao título nacional.
As duas equipas somaram por vitórias os jogos realizados até então, ficando na retina a forma clara como ambas vincaram a sua superioridade nas partidas.
Com a liderança em jogo, o Estádio José de Alvalade será palco, este sábado, pelas 20h30 (horário de Portugal Continental), do 183.º jogo entre leões e dragões para o campeonato.
No histórico de confrontos, os azuis e brancos têm dominado, com 70 triunfos, mais nove que a turma de Alvalade. No entanto, o emblema nortenho não vence no recinto deste adversário desde 2023.
Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Beto Pimparel fez a antevisão do encontro, desejando um "grande espetáculo de futebol".
"Na época passada, quando as equipas se defrontaram também na quarta jornada, em Alvalade, existia um claro desnível entre as equipas. O Sporting tinha o Amorim e era um conjunto pronto para lutar pelo título. O FC Porto apresentou-se com Vítor Bruno no comando técnico e era uma equipa com dúvidas. A vitória (2-0) do Sporting não surpreendeu ninguém. O FC Porto tinha algumas carências no plantel, que foram colmatadas este ano pela SAD", começou por dizer o antigo guarda-redes, que representou as duas formações na carreira.
"Estou expectante para o jogo. Os clubes registaram um início de temporada fulgurante. O Sporting marcou 12 golos, ao passo que o FC Porto nove. No aspeto defensivo, a equipa de Farioli mantém a baliza a zero, um ponto que marca a diferença em relação ao ano passado."
Questionado sobre o favorito, Beto justificou a sua escolha: "O Sporting tem duas coisas a seu favor. Primeiro, o fator casa e, depois, a consistência que a equipa tem apresentado ao longo dos anos. Do habitual onze inicial, apenas o Luis Suárez é novidade. Os restantes estavam lá e não é por acaso a química entre os jogadores dentro de campo. Estão habituados a jogar este tipo de jogos, ao contrário do FC Porto que vai apresentar muitas caras novas", referiu o ex-internacional português, destacando, ainda assim, a mais-valia do lado dos dragões.
"O Farioli poderá surpreender o Rui Borges. Ele tem experiência e é um vencedor neste tipo de jogos. Na época passada, ao serviço do Ajax, 'limpou' os quatro clássicos, frente a PSV e Feyenoord. A forma como o FC Porto privilegia os duelos individuais, assentes na questão física, poderá causar problemas ao coletivo leonino, que gosta de um jogo mais 'rendilhado', mais técnico, com várias tabelas no espaço interior. Sempre que perder a bola, o FC Porto será muito objetivo na procura da baliza."
Diomande, Morita e Maxi Araújo, no Sporting, e Pepê, no FC Porto, estão em dúvida para o encontro, algo que poderá ter influência na partida.
"O Diomande se não for a jogo, será uma grande baixa. É o patrão da linha defensiva e é muito forte no jogo aéreo nas duas áreas. Não é coincidência que o único golo sofrido do Sporting, frente ao Nacional, resultou na sequência de uma bola parada. Do lado do FC Porto, já não víamos este Pepê há um ano, mas o William Gomes deu uma resposta cabal com o Casa Pia. Está motivado", completou Beto Pimparel.
Leia Também: Oficial: Martim Fernandes renova com o FC Porto até 2030