Zelensky vai hoje a Bruxelas discutir acordo de paz com líderes europeus

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai hoje à tarde a Bruxelas para participar na videoconferência dos aliados europeus da Ucrânia sobre o acordo de paz proposto por Donald Trump após a sua reunião com Vladimir Putin.

volodymyr zelensky

© Stefano Costantino/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Lusa
17/08/2025 11:22 ‧ há 10 horas por Lusa

Mundo

Ucrânia

"Esta tarde receberei Volodymyr Zelensky em Bruxelas", anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa publicação na rede social X.

 

Zelensky vai reunir-se com o seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, na segunda-feira, em Washington, para discutir os "detalhes" relativos à guerra, após a cimeira realizada na sexta-feira no Alasca.

A presidente da Comissão Europeia anunciou ainda que se deslocará com vários líderes europeus à Casa Branca, juntamente com o Presidente da Ucrânia. Entrs os líders que já confirmaram a presença estão O Presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Friedrich Merz, bem como o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.

Líderes europeus acompanham Zelensky a Washington para encontro com Trump

Líderes europeus acompanham Zelensky a Washington para encontro com Trump

A presidente da Comissão Europeia revelou que, a pedido do presidente ucraniano, irá juntar-se à reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro em Washington contará com a presença de mais líderes europeus.

Maria Gouveia | 11:23 - 17/08/2025

Será a primeira visita à Casa Branca do líder ucraniano desde o encontro falhado no final de fevereiro, quando Trump e Zelensky mantiveram uma discussão tensa na Sala Oval, e, desta vez, chega com a sombra do fim do isolamento diplomático de Putin.

O encontro de sexta-feira entre os líderes dos Estados Unidos e da Rússia - no qual Putin foi recebido com uma passadeira vermelha - terminou sem um acordo de cessar-fogo, como pretendia Trump, que no dia seguinte, no sábado, já veio defender a obtenção de um acordo de paz para terminar a guerra iniciada pela invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

[Notícia atualizada às 12h05]

Leia Também: Cessar-fogo? "Rússia ainda não determinou quando vai pôr fim à matança"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas