Autarca brasileiro faz mata-leão a membro de equipa de reportagem

O autarca de Macapá, Antônio Furlan, fez um mata-leão a um membro de um equipa de reportagem durante uma visita às obras de um hospital. As três pessoas da equipa foram detidas pelas autoridades, uma vez que foi alegado que agrediram verbalmente o presidente e duas funcionárias.

brasil, autarca agarra pescoçoVídeo

© Reprodução X

Maria Gouveia
18/08/2025 09:16 ‧ há 3 horas por Maria Gouveia

Mundo

Brasil

O autarca de Macapá, no Brasil, agarrou um membro de uma equipa de reportagem pelo pescoço durante uma visita às obras do Hospital Municipal na zona norte da capital, no domingo. O momento foi filmado e tornou-se viral nas redes sociais. 

 

No vídeo - que pode ver acima - um jornalista vai ao encontro do autarca Antônio Furlan e começou a questioná-lo sobre a obra que visitavam.

Antônio Furlan perguntou ainda se "era coisa séria", ao que o repórter disse que sim e perguntou "o que estava a acontecer com a obra", uma vez que deveria estar pronta em 2023. O presidente ri e não responde à questão. 

O insólito acontece a seguir quando Furlan se dirige a um membro da equipa de reportagem e o agarra fazendo-lhe um mata-leão - técnica de estrangulamento em artes marciais e sistemas de defesa pessoal.

As pessoas que se encontravam no local separaram os dois e ouve-se o jornalista dizer: "O que é isso? Foi uma pergunta normal. É uma falta de respeito".

De acordo com o site brasileiro g1, a equipa de reportagem foi detida pela Guarda Municipal. A autarquia, através de um comunicado, revelou que tanto o autarca como duas funcionárias públicas "foram agredidas" verbalmente durante a visita à obra.

"O blogueiro Heverson Castro, acompanhado de outros dois indivíduos identificados como Marshal e Iran Froes, interrompeu  a atividade oficial, agrediu verbalmente o prefeito e ainda tentou agredi-lo fisicamente", lê-se no comunicado.

E acrescentou que "a instituição reitera que não tolera nenhum tipo de violência, intimidação ou desrespeito que dificultem o trabalho realizado diariamente em prol da população" e que "medidas legais cabíveis já estão sendo tomadas".

No entanto, a equipa de reportagem - composta pelo jornalista Heverson Castro, Marshal dos Anjos e Iran Froes - contestou a informação avançada pela autarquia. 

O mesmo meio refere que os três detido foram levados para a Esquadra, uma vez que as duas funcionárias públicas alegaram terem sido agredidas. Dá ainda conta de que o repórter Heverson Castro é um crítico da administração municipal e que, frequentemente, publica conteúdos onde questiona as decisões da autarquia.

Leia Também: Lula em mensagem dirigida a Trump: "A plantar comida e não-violência"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas