Fogo do Parque Douro internacional com frentes ativas em três concelhos

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de sexta-feira no concelho de Freixo de Espada à Cinta, na área protegida do Douro Internacional, tem três frentes ativas que se entenderam a outros dois concelhos vizinhos.

Incêndio em Fornos de Algodres

© Lusa

Lusa
16/08/2025 03:29 ‧ há 5 horas por Lusa

País

Incêndios

"O incêndio tem três frentes ativas de grande dimensão, que estão a ser desenvolvidas em três concelhos, que abrange uma vasta área. O incêndio começou na área de Freixo de Espada à Cinta e entrou nos concelhos de Mogadouro e de Torre de Moncorvo", disse à agência Lusa o comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso.

 

Segundo o operacional, "trata-se de uma operação complexa e muito demorada".

"Apesar de meios sapadores e máquinas de rastos, contamos às primeiras horas da manhã mobilizar os meios aéreos, para completar todo o trabalho que se fará ao longos de toda noite no terreno", vincou o comandante.

Apesar de ser uma vasta área atingida pelo fogo, João Noel Afonso, disse que "não é expectável que as frentes do incêndio sejam resolvidas".

O alerta para a ocorrência foi feito às 13h17 de sexta-feira.

Por volta das 18h00, o comandante sub-regional do Douro, Miguel Fonseca, afirmava que não havia meios aéreos disponíveis, numa altura em que o fogo estava a dirigir-se para o concelho de Torre de Moncorvo, para a zona de Carviçais.

De acordo com a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estavam no terreno às 02h20, 291 operacionais, apoiados por 95 veículos.

A este dispositivo juntam-se seis máquinas de rasto.

Leia Também: Incêndios. Cerca de oito mil clientes estavam sem luz pelas 22h00

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas