Chegou à Europa mais uma marca chinesa de carros elétricos

A Firefly é a mais recente marca chinesa de carros elétricos a chegar ao mercado da Europa. As entregas do Firefly EV começaram na semana passada na Noruega e nos Países Baixos.

Firefly EV na China, em cinzento

© VCG/VCG via Getty Images

Bernardo Matias
18/08/2025 18:00 ‧ há 2 horas por Bernardo Matias

Auto

Firefly

Os carros elétricos da Firefly chegaram à Europa - mais concretamente à Noruega e aos Países Baixos, onde as entregas do hatchback Firefly EV começaram na semana passada.

 

A marca chinesa da Nio diz nas redes sociais que se está perante "o começo de um movimento global". O início das entregas nos dois países europeus referidos no passado dia 14 de agosto aconteceu num contexto em que a Firefly está a acelerar a sua expansão global.

Em julho, promoveu uma viagem de 6.000 km em vários tipos de terreno, passando por 11 cidades europeias. Também no mês passado, assinalou a entrega da viatura número 10.000 desde que foi lançada no passado dia 19 de abril.

O início da Firefly na Europa foi através da Noruega e dos Países Baixos, mas o plano passa por chegar a mais países, como a Áustria, Bélgica, Luxemburgo ou Polónia. Para já, Portugal ainda não está nos planos.

O Firefly EV, que está a ser vendido na Noruega e Países Baixos, é um hatchback proposto a partir dos 29.900 euros nos Países Baixos e das 279.900 coroas norueguesas (23.520 euros) na Noruega.

No caso neerlandês, os primeiros clientes foram um casal octogenário, que assim adquiriu o 26.º carro da sua vida - tendo já abraçado antes os carros elétricos. Já em solo norueguês, Christine Adlam de Stavanger foi a primeira a receber o automóvel.

O Firefly EV

Com uma bateria e 41,2 kWh, o Firefly EV tem autonomia de até 330 km (ciclo WLTP), sendo o carregamento rápido dos 10 aos 80 por cento efetuado em 29 minutos.

Há duas variantes (First Edition e Comfort), sendo que a potência do motor elétrico é de 105 kW e o binário de 200 Nm. Estão disponíveis três modos de condução (Eco, Comfort e Sport).

No interior espaçoso e desprovido de botões analógicos à exceção do volante, encontra-se um painel de instrumentos digital de 6 polegadas e um ecrã central de 13,2 polegadas, assim como um sistema de som imersivo Dolby Atmos 7.1 de 14 colunas. Há o Firefly Smart System e ligação a smartphones com integração Apple CarPlay e Android Auto. A bagageira tem 404 litros de capacidade, expansíveis para 1.253 litros com os bancos traseiros rebatidos.

No que a sistemas de segurança diz respeito, o carro está munido de cruise control adaptativo, travagem de emergência autónoma, avisos de colisão traseira e dianteira, deteção de ângulo morto, manutenção na faixa de rodagem, Pilot Assist, Mudança de Faixa Ativa, Smart Speed Assist, reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de monitorização do condutor, entre outros.

Leia Também: Quota de mercado dos fabricantes de pneus chineses quadruplicou na Europa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas