A Ford decidiu prestar homenagem às origens do seu icónico Bronco, que 'nasceu' há 60 anos - em 1966. Nesse contexto, criou um 'concept car' único - o Bronco Roadster Concept.
Este modelo concetual não irá passar para a produção, tendo por base a sexta geração, um SUV lançado em 2021. Mantém as linhas que identificam o Bronco original, incluindo os traços da parte frontal (faróis e grelha), mas agora com um toque moderno.
A ideia, segundo o construtor americano, foi "relembrar a versão mais verdadeira da filosofia de design do Bronco e imaginar como poderia ser em 2025".
Os bancos foram simplificados e o piso reduzido. As jantes são Fifteen52 Analog e a nova porta traseira dobrável possui a inscrição Ford do lado direito e a matrícula à esquerda - dando um toque clássico.
Os guarda-lamas dianteiro e traseiro foram modificados para se assemelharem, tanto quanto possível, aos do Bronco original. A decoração combina o bege e alguns detalhes em cor de vinho, sendo que na parte lateral traseira - à frente do farolim - há a inscrição 'Bronco 60 Est. 1966'.
As semelhanças na silhueta são notórias (incluindo o pormenor do pneu suplente na caixa de carga), mas há naturais diferenças - o interior é moderno, inclui dois ecrãs digitais, entradas de ar diferentes ou o controlo climático moderno. Os retrovisores são, igualmente, muito diferentes do Bronco original.
Se não é pensado para vir a entrar em produção, qual a finalidade do Ford Bronco Roadster Concept? Segundo o fabricante, "é o lembrete" da continuação da "missão original off-road do Bronco", além de pretender que "os entusiastas do Bronco saibam que enquanto seguimos para o futuro, recordamos sempre o passado".
Os designers tiveram como desafio ter em mente a simplicidade que caracterizou e popularizou o Bronco original - que, na altura, se assumiu como "o primeiro carro desportivo do mundo com tração às quatro rodas".
Ford Bronco Roadster Concept (à esquerda) ao lado do Ford Bronco original (à direita)© Ford
Leia Também: Ford Mustang GTD levado ao 'extremo' na nova edição Liquid Carbon