O Besiktas confirmou, esta quinta-feira, o apuramento para o playoff de acesso à fase de liga da Liga Conferência, ao vencer, em Istambul, por 3-2, o St.Patricks, em jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória.
Os turcos pagaram caro alguma sobranceria, fruto da folgada vitória (4-1) alcançada na primeira mão. O internacional português Rafa Silva, campeão da Europa por Portugal, em 2016, começou de início - assim como o ex-benfiquista Kokçu-, e viu o adversário a colocar-se cedo em vantagem no marcador. Aos 3', Conor Cardy apontou com sucesso uma grande penalidade, após mão de Gabriel Batista dentro da área.
A surpresa ganhou ainda mais contornos ao minuto 34, quando Ryan McLaughlin, na sequência de ressaltos dentro da área, fez o segundo golo da formação irlandesa, que ficou a apenas um de igualar a eliminatória.
A reação dos locais apareceu à beira do intervalo. Aos 43', Tiknaz, ex-Rio Ave, relançou a partida, contando com alguma sorte à mistura na forma como a bola foi parar ao fundo das redes.
No regresso dos balneários, Jurasek ficou no banco de suplentes e viu o empate apontado por Tammy Abraham (49'), após assistência de Rafa Silva no coração da área. O avançado inglês, de 27 anos, saiu desta eliminatória com quatro golos na conta pessoal.
Ao minuto 64', João Mário, ex-Sporting e Benfica, entrou para o lugar de Kokçu ainda à procura da sua melhor versão. Recorde-se que o médio, de 24 anos, chegou ao Besiktas por empréstimo, com uma cláusula obrigatória de compra no valor de 25 milhões de euros.
João Mário aproveitou o tempo em campo para fazer a diferença. Ao 79', o médio recebeu o passe de Svensson e operou a reviravolta, lançando a festa dos adeptos locais nas bancadas.
Na próxima fase da competição, o Besiktas, liderado por Ole Gunnar Solskjær, vai enfrentar os suíços do Lausanne, que deixaram pelo caminho o Astana, do Cazaquistão.
Reforço a chegar a Istambul
Fabrizio Romano avançou, ao início desta noite, o acordo do Besiktas com o Schalke 04, do segundo escalão do futebol alemão para a contratação de Taylan Bulut. Segundo o jornalista especialista em questões de mercado, o jovem lateral-direito alemão, de 19 anos, vai viajar para Istambul nas próximas horas para efetuar os indispensáveis exames médicos antes de assinar contrato.
🦅 Beşiktaş sign Taylan Bulut as new right back from Schalke, here we go!
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 14, 2025
Permanent deal, agreement between all parties and medical next. ️️🇹🇷 pic.twitter.com/tZrsxmwVph
O clube ainda tenta contratar um extremo, tendo Jadon Sancho, fora dos planos do Manchester United, como uma das opções. No entanto, o internacional inglês, de 25 anos, não quer rumar à Turquia e estuda a proposta da AS Roma, da Serie A italiana.
Leia Também: 'Pontualidade britânica'. Robert vai de bicicleta para jogos da Champions