Está perto do fim a ligação de Beto com o Everton. O avançado luso-guineense não deverá continuar no clube da Premier League devido a um 'conflito' com David Moyes, o treinador do emblema de Liverpool. Segundo a imprensa britânica desta quinta-feira, o jogador que passou por Portugal não impressionou com a sua forma de estar na pré-temporada e o clube já prepara um substituto à altura.
De acordo com o Football Insider, o técnico escocês não ficou impressionado com a atitude do ponta de lança durante a pré-época ao não se conformar aos métodos do britânico.
Isto levou a que o avançado de 27 anos esteja na porta de saída do clube, com uma possível mudança para um dos rivais da Premier League a estar na calha para o ex-Portimonense.
O Leeds United acabou de regressar à divisão do topo em Inglaterra e procura investir fortemente na frente de ataque para tentar permanecer na Premier na época que aí vem. Com Dominic Calvert-Lewin a também estar na equação, poderia haver uma reunião de dois colegas no Everton na temporada passada, que combinaram para 14 golos marcados.
Beto chegou ao Everton em 2023/24 por uma verba a rondar os 25 milhões de euros depois de a Udinese ter pago 15 milhões de euros ao Portimonense para o contratar na temporada anterior. Nesse período, o avançado contabilizou 17 golos marcados e ainda três assistências em 72 partidas.
Esta poderia ser uma época de sucesso para Beto, dado que o modelo de jogo de David Moyes favorece a sua compostura física e o jogo direto para os avançados rápidos, não esquecendo as bolas paradas, que são algo muito importante para as equipas do escocês.
Renovação no ataque é certeza
O Everton já está a delinear um substituto. Artem Dovbyk está no radar do Everton para colmatar a possibilidade de saída de Beto, com uma proposta no valor de cerca de 43 milhões de euros a já ter seguido para a AS Roma.
Com o contrato de Calvert-Lewin a chegar ao fim, o clube inglês já havia contratado outro ponta de lança com características semelhantes às de Beto, ainda que seja mais alto e mais rápido. Trata-se de Thierno Barry, que chegou ao emblema de Liverpool por cerca de 30 milhões de euros do Villarreal, depois de uma época de afirmação no futebol europeu, com 37 partidas com a camisola do submarino amarelo, apontando 11 golos e somando ainda quatros assistências.
Com quase dois metros de altura, poderá encaixar muito bem nas ideias de David Moyes, que procura ter avançados de imponente envergadura física.
Não esquecer que o Everton conta ainda com outro nome que fala português. Youssef Chermiti (lembra-se dele?) poderá fazer parte da equipa principal esta temporada depois de uma época onde não teve quase minutos nas equipas deste clube, mas procura cimentar a sua posição no plantel, podendo ser parte da rotação na frente de ataque.
Leia Também: Rivais só no campo. Beto e Chermiti homenagearam Diogo Jota em Anfield