A 'novela' em torno do futuro imediato de Kerem Akturkoglu conheceu, esta segunda-feira, um novo episódio, com a potencial entrada em cena do Besiktas, face ao clima mais 'turbulento' pelo qual as negociações entre Fenerbahçe e Benfica se encontra a atravessar, neste momento.
O presidente das Águias Negras, Serdal Adali, assumiu, abertamente, o interesse na aquisição do jogador de 26 anos de idade, que tem contrato válido com os encarnados até junho de 2029, e pelo qual a direção liderada por Rui Costa estará a exigir uma verba na ordem dos 25 milhões de euros, ainda que a cláusula de rescisão esteja fixada nos 60 milhões de euros.
"Nós queremos o Kerem no nosso plantel, para a nossa amizade com o Fenerbahçe é importante. Se o Fenerbahçe desistir completamente desta transferência, nós iremos tentar", afirmou, em declarações prestadas ao jornal turco Fotomaç.
Os valores de que se fala
O Fenerbahçe, recorde-se, começou por fazer chegar à Luz uma proposta concreta pelo passe do internacional turco, contemplando esta uma vertente fixa de 22,5 milhões de euros, e uma variável de 2,5 milhões de euros, que poderia perfazer os valores que a estrutura encarnada pretende atingir com esta operação.
No entanto, esta acabaria por ser retirada de cima da mesa das negociações pela equipa orientada pelo treinador português José Mourinho, que terá ficado revoltada com o facto de Kerem Akturkoglu ter sido utilizado, por seis minutos, no triunfo conquistado pelo Benfica na receção ao Nice, na segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
A opção de Bruno Lage impede, à vista dos regulamentos, o avançado de disputar os playoffs de acesso à maior competição europeia de clubes por qualquer outra formação. Isto, quando, na próxima fase, há encontro marcado, precisamente, entre Benfica e Fenerbahçe. Ainda assim, espera-se uma terceira tentativa, nos próximos dias.
Seguiu-se uma nova investida turca, desta feita, no valor de 18 milhões de euros, mais 2,5 milhões de euros em bónus, que terá, também ela, sido rejeitada pelo clube da Luz.
Boas relações entre Benfica e Besiktas
A confirmar-se a entrada em cena do Besiktas neste processo, Kerem Akturkoglu tornar-se-á já no terceiro jogador a seguir viagem do Benfica para a Vodafone Arena, em Istambul, desde a abertura do presente mercado de transferências de verão.
O primeiro foi David Jurásek, jogador adquirido pelos encarnados ao Slavia Praga, há, sensivelmente, dois anos, mas que não foi capaz de convencer a estrutura do futebol, pelo que partiu para a Turquia, a título de empréstimo, depois de uma primeira cedência ao Hoffenheim, no último ano e meio.
Menos de um mês depois, foi a vez de Orkun Kokçu ter percorrido este trajeto, depois de ter entrado em 'rota de colisão', no Campeonato do Mundo de Clubes. Um entendimento, também ele, de empréstimo, mas que contempla uma cláusula de compra obrigatória fixada em 25 milhões de euros, assim como bónus no valor de cinco milhões de euros, mediante o rendimento desportivo do médio ex-Feyenoord.
Leia Também: Benfica rejeita a segunda proposta do Fenerbahçe por Akturkoglu