André Villas-Boas ainda não está totalmente satisfeito com o atual plantel do FC Porto e está em negociações com o Arsenal para a contratação de Jakub Kiwior, defesa polaco por quem o FC Porto está na disposição de superar os 30 milhões de euros, revela a Sky Sports esta quarta-feira.
Segundo explica a estação britânica, a direção liderada por Villas-Boas está a discutir uma transferência a título de empréstimo, mas com obrigação de compra. No total, o valor da transferência de Kiwior pode chegar aos 23 milhões de libras (cerca de 26,6 milhões de euros), montante que já inclui a taxa de empréstimo.
Com 25 anos, Jakub Kiwior pode deixar o Arsenal três anos depois de ter chegado a Londres, oriundo do Spezia e a troco de quase 20 milhões de euros.
O internacional polaco tem mais três anos de contrato com o Arsenal, mas está longe de ser visto como primeira opção para o treinador Mikel Arteta.
Caso se mude para o FC Porto, Kiwior poderá encontrar o tempo de jogo que procura ao mesmo tempo que poderá formar uma inédita dupla de centrais polaca no Dragão junto do compatriota Jan Bednarek, que neste verão assinou pelos portistas vindo de Inglaterra, mais precisamente do Southampton.
Porto are in talks with Arsenal over the signing of defender Jakub Kiwior ️ pic.twitter.com/VJKILioQfA
— Sky Sports News (@SkySportsNews) August 20, 2025
Refira-se que o interesse do FC Porto em Jakub Kiwior já não é novo, uma vez que a imprensa polaca já havia dado conta que o Arsenal teria recusado uma oferta do FC Porto, que visava um empréstimo com obrigação de compra. Na altura, os dragões ofereciam sete milhões de euros pelo empréstimo e fixavam os 20 milhões como o valor a pagar no verão de 2026 para ficar, em definitivo, com o defesa polaco.
Ora, perante este cenário, a estrutura liderada por André Villas-Boas decidiu 'voltar à carga', ficando agora por saber se as novas condições chegam para convencer os responsáveis do Arsenal a libertar o defesa-central.
Agente Bednarek em ação?
No meio disto tudo, Jan Bednarek pode desempenhar um papel importante ao convencer o compatriota a deixar o Arsenal para assinar pelo FC Porto. O experiente defesa polaco é colega de seleção de Jakub Kiwior e juntos são os responsáveis pelo eixo defensivo da mesma. Uma dupla que podem, agora, transportar para o Estádio do Dragão e de forma mais recorrente.
Defesa renovada
Uma das preocupações claras de Villas-Boas passava por dar uma 'nova vida' à defesa do FC Porto e as mudanças são mais que muitas. Iván Marcano terminou contrato e saiu, ao passo que Otávio foi vendido aos recém-promovidos do Paris FC. Por sua vez, Tiago Djaló foi devolvido à Juventus após um período de empréstimo.
Em sentido inverso, Dominik Prpic foi contratado ao Hajduk Split, por 4,5 milhões de euros, ao mesmo tempo que o FC Porto também avançou para a compra, definitiva, de Nehuén Pérez à Udinese, por 13,3 milhões de euros.
[Notícia atualizada às 12h26]
Leia Também: Renascimento aos olhos de todos. Pepê ganha 'segunda vida' no FC Porto