Numa nota publicada no seu site, o Banco de Portugal (BdP) adverte que esta entidade "não se encontra habilitada a exercer, em Portugal, as atividades de receção de depósitos e de concessão de crédito ou qualquer outra atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal".
O Euro Global Banco atua através do 'site' https://euro-global-banco.com/, página que está disponível em seis línguas, uma das quais a portuguesa.
No site, esta entidade afirma trabalhar com vários bancos "parceiros" e, para procurar credibilizar essa informação, incluiu no 'site' o logótipo de várias instituições financeiras conhecidas a nível mundial. Na página, apresenta-se desta forma: "O Euro Global Banco oferece suporte personalizado para o seu negócio e conecta você às redes da sua agência, seja qual for o seu setor de atividade."
Em Portugal, o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras prevê que a atividade de receção de depósitos e a atividade de concessão de crédito está reservada "às entidades legalmente habilitadas para o efeito, conforme o disposto no artigo 10.º do referido regime jurídico", sublinha o Banco de Portugal, para explicar que esse não é o caso do "Euro Global Banco".
Quando o BdP deteta que empresas, pessoas singulares ou outras entidades estão a exercer atividades financeiras à margem da lei, desde a concessão de crédito ao envio de dinheiro, publica avisos no seu site, como fez hoje neste caso.
O site do Banco de Portugal tem publicada uma lista das entidades que estão autorizadas a receber depósitos e a conceder crédito.
Só desde abril, o banco já advertiu para a ausência de autorização das entidades Inácio Bandeira da Costa (para prestar serviços financeiros), Cab Europe BV Bank (atividade financeira), Atlansia Portugal (concessão de crédito), a página 'eurodnb.com' (concessão de crédito), Novocredito Lda (intermediação de crédito e serviços de consultoria na área do crédito), a página "Fiável Crédito Maria Cristina Lda" (concessão de crédito, intermediação e consultoria), Agra Financia e Universo Finanças (atividade financeira, nomeadamente concessão de crédito).
Leia Também: Investimento em certificados de aforro sobe para valor mais alto de 27 anos