À semelhança do que acontece em Portugal, os incêndios também se propagam pelo resto da Europa, nomeadamente na Grécia.
Nas últimas 24 horas, as autoridades registaram 152 novos fogos por todo o país, o que já obrigou à retirada de milhares de pessoas das suas casas.
Em Patras, no leste grego, a situação está particularmente mais preocupante, com dois grandes incêndios a lavrar na cidade e a ameaçarem cada vez mais casas. Quase 8 mil pessoas só em Patras já tiveram de abandonar a residência devido aos fogos.
"Parece o fim do mundo", contou um voluntário de Atenas à agência Reuters.
Os vídeos que circulam nas redes sociais confirmam a afirmação, com horizontes inteiros a serem consumidos pelas chamas, num cenário de fumo e cinzas que assola vários pontos na Grécia.
Thousands of people evacuated from tourist islands of #Chios and #Zakynthos in #Greece due to massive fires #Greecefires
— News.Az (@news_az) August 14, 2025
Abnormal heat has sparked more than 152 new fires in just the last 24 hours.
Authorities have asked EU countries to send firefighting planes. pic.twitter.com/VYTvgu0wyP
Greece in terms of natural fire area is starting to rapidly catch up with Turkey
— S p r i n t e r (@SprinterObserve) August 13, 2025
Several dozen new forest fires have caused evacuations in several regions of Greece.
The video shows the village of Stamna burning in the southwest of Greece and one of the presumed places where… pic.twitter.com/PyoXUPJeOE
O jornal grego Ta Nea, noticia que durante a noite a situação em todas as frentes de combate melhorou, não só devido ao trabalho dos bombeiros no terreno, mas também devido a condições climatéricas favoráveis.
No entanto, a situação para esta quinta-feira mostra-se mais complicada, com um risco de incêndio muito elevado para a Grécia.
Na Europa, a vaga de incêndios este ano já consumiu 440 mil hectares. É o dobro da média registada todos os anos por esta altura desde 2006, segundo o Centro Comum de Investigação Científica da União Europeia.
Leia Também: Mais de 120 concelhos em risco máximo de incêndios