Junta militar de Myanmar anuncia legislativas para dezembro

A junta militar no poder em Myanmar, antiga Birmânia, anunciou hoje que as eleições legislativas serão realizadas a partir de 28 de dezembro, uma votação denunciada por observadores internacionais e que a oposição prometeu boicotar.

Militares Myanmar

© Reuters

Lusa
18/08/2025 08:59 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Myanmar

"A primeira fase das eleições gerais democráticas multipartidárias (...) terá início no domingo, 28 de dezembro de 2025 (...). As datas para as fases seguintes serão anunciadas posteriormente", indicou a comissão eleitoral nacional num comunicado.

 

A Birmânia é palco de uma guerra civil desde que o exército derrubou, em 2021, o governo democrático de Aung San Suu Kyi, vencedora do Prémio Nobel da Paz.

Várias regiões do país são controladas por guerrilheiros pró-democracia e grupos étnicos armados, que prometeram impedir a realização das eleições legislativas.

A junta militar apresenta estas eleições como um meio de pôr fim ao conflito que abala a Birmânia, mas Aung San Suu Kyi permanece presa, e analistas internacionais consideram que o exército está a preparar uma forma de legitimar a permanência no poder.

Leia Também: ONU denuncia aumento da brutalidade das atrocidades em Myanmar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas