Desde que venceu o Festival Eurovisão da Canção, em 2018, com 'Toy' que a cantora israelita Netta Barzilai tenta adivinhar onde decorrerá o concurso europeu no ano seguinte. Mas erra sempre - e este ano não foi exceção.
As previsões da cantora já se tornaram uma espécie de tradição eurovisiva e, na terça-feira, apesar de "atrasada", Netta Barzilai fez questão de partilhar um vídeo onde indicou que previa que a Eurovisão realizar-se-ia em Innsbruck.
"Ok, malta, eu sei que estou um bocado atrasada, mas tradição é tradição. Eu prevejo que a próxima cidade anfitriã para o Festival Eurovisão da Canção será Innsbruck", afirmou no vídeo, que contou com música de suspense tocada ao vivo.
Logo após a publicação, e dado o histórico de previsões erradas, foram vários os internautas que parabenizaram Viena, que era apontada como a preferida para receber a 70.ª edição do Festival Eurovisão da Canção. A localização foi confirmada ao início da manhã desta quarta-feira e será mesmo Viena.
Curiosamente, a tradição começou em Lisboa, em 2018, quando, após vencer a 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção por Israel com 'Toy', Netta afirmou "A próxima vez em Jerusalém". No entanto, o evento acabou por decorrer em Telavive.
No ano seguinte, quando entregava o prémio a Duncan Laurence, que venceu a edição de 2019, pelos Países Baixos, com 'Arcade', Netta disse que "vamos para Amesterdão". Mas a cidade neerlandesa escolhida foi Roterdão.
Já após a vitória dos italianos Maneskin com 'Zitti e Buoni', em 2021, Netta acreditava que a Eurovisão de 2022 iria decorrer em Roma, mas foi em Turim. No ano seguinte, em 2023, quando o Reino Unido organizou o evento, nomeou Manchester, mas a cidade vencedora foi Liverpool.
Em 2024, após a vitória de Loreen com 'Tattoo' pela Suécia, no ano anterior, a israelita previu que a Eurovisão iria decorrer em Estocolmo. E estava novamente errada, uma vez que Malmo foi a cidade responsável por receber o evento.
Por último, em 2025, afirmou que a Eurovisão iria ser em Genebra, na Suíça, na sequência da vitória de Nemo com 'The Code'. No entanto, a última cidade a receber o festival foi Basileia.
Pode ver, no vídeo abaixo, todas a previsões (erradas) de Netta:
@l._.e..o._.n For the 7th time, Netta does not guess the city of the Eurovision Song Contest #Austria #Vienna #eurovision2026 #eurovision #ESC26 #predictions #Innsbruck #nettapredicts #netta #esc2026 #eurovisionsongcontest Toy (Music Video Version) - Netta
Sublinhe-se que Viena foi a cidade escolhida para acolher a 70.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorrerá em maio na Áustria. De fora, ficou Innsbruck, anunciou, esta quarta-feira, a União Europeia de Radiodifusão (UER).
Foi também anunciado que o evento irá acontecer entre os dias 12 e 16 de maio, sendo, como de habitual, dividido entre duas semifinais (12 e 14 de maio) e a Grande Final (16 de maio), no Wiener Stadthalle, o maior recinto coberto do país.
"Parabéns a Viena! A capital da Áustria será a anfitriã da Eurovisão pela terceira vez em 2026, quando receberá o 70.º concurso nos dias 12, 14 e 16 de maio", lê-se numa nota divulgada nas redes sociais.
Segundo a UER, a "capital da Áustria foi escolhida para receber as delegações das emissoras públicas participantes após um processo competitivo de candidatura das cidades, que analisou as instalações do local, a infraestrutura local e a capacidade de acomodar milhares de delegações visitantes, equipas, fãs e jornalistas de todo o mundo, entre outros critérios".
A Áustria ganhou o 'direito' a receber o Festival Eurovisão de Canção, após a vitória de JJ com 'Wasted Love' na edição deste ano, no passado dia 17 de maio, em Basileia, na Suíça. A canção arrecadou um total de 436 pontos, combinados entre votos do júri e do público.
Leia Também: É oficial: Viena vai receber a Eurovisão pela terceira vez em 2026