Jeremiah St. Juste seguiu viagem rumo a Pamplona, ao final da manhã deste sábado, para ultimar os detalhes da transferências para o Osasuna. A notícia foi adiantada pelo jornal Record e confirmada pelo Desporto ao Minuto junto de fonte próxima do processo.
O acordo é, neste momento, praticamente total entre todas as partes envolvidas, sendo que, ao que tudo indica, a direção liderada por Frederico Varandas irá garantir um encaixe financeiro situado entre os 3,5 e os quatro milhões de euros, que, desde cedo, apontou como patamar mínimo para negociar o defesa-central.
Em Espanha, o neerlandês tem à espera os irmãos, Yoshua e Benjamin (ambos com passado no mundo do desporto), que o acompanharão na reta final de um processo que deverá culminar com o ponto final na passagem por Alvalade.
O jogador de 28 anos de idade, recorde-se, chegou ao emblema verde e branco no verão de 2022, proveniente do Mainz, a troco de uma verba na ordem dos 9,5 milhões de euros. No entanto, nunca conseguiu impor-se a 100%, em grande parte, fruto das lesões que o 'perseguiram'.
No espaço de três temporadas, o internacional sub-21 neerlandês foi utilizado num total de 80 jogos oficiais (ao cabo dos quais somou dois golos e uma assistência), mas acabou por perder perto de 60, devido aos problemas físicos que foi acumulando.
Supertaça foi a 'amarga' despedida
A última vez que Jeremiah St. Juste integrou uma lista de convocados de Rui Borges foi no passado dia 31 de julho, quando acabou por ser suplente utilizado, no 'escaldante' dérbi lisboeta da Supertaça Cândido de Oliveira, no Estádio do Algarve, do qual o Sporting saiu derrotado pelo Benfica, por 0-1.
O defesa-central não saiu do banco de suplentes... e ainda viu o árbitro, Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria, exibir-lhe o cartão vermelho direto, na sequência de um desentendimento com os eternos rivais, que lhe custou caro.
Como consequência, o neerlandês viu-se afastado das opções do treinador mirandelense para o encontro da jornada inaugural da I Liga, perante o Casa Pia. Os leões venceram, por 0-2... e o próprio até poderia ter sido útil, face à lesão contraída pelo companheiro de posição, Ousmane Diomande, mas, face à sua ausência, a aposta acabou por recair sobre Zeno Debast.
Face aos mais recentes desenvolvimentos, é baixa confirmada nos planos dos bicampeões nacionais em título para o embate da segunda ronda, perante o Arouca, que está agendado para as 20h30 (hora de Portuga Continental) de domingo, no renovado Estádio José Alvalade.
Resta, agora, saber se poderá estrear-se por entre os eleitos do Osasuna já pelas 20h00 da próxima terça-feira... em pleno Santiago Bernabéu, estádio para o qual a (provável) nova equipa irá viajar, para defrontar o Real Madrid, na primeira jornada da nova temporada de La Liga.
Em Pamplona terá, de resto, a oportunidade de partilhar balneário com uma outra 'cara conhecida' do universo verde e branco. Trata-se de Valentin Rosier, que passou, em grande sucesso, pelo Sporting, entre 2019 e 2021.
Leia Também: Manchester United desiste de Baleba e aposta em Hjulmand, diz a BBC