O Benfica salvou-se, na noite desta quarta-feira, de um resultado negativo na ida à Turquia, ao empatar sem golos na visita ao Fenerbahçe, de José Mourinho, em jogo a contar para a primeira mão do playoff de acesso à fase de liga única da Liga dos Campeões.
Depois de uma entrada mais positiva por parte dos encarnados, a tarefa complicou-se com a expulsão de Florentino Luís. Ainda assim, o nulo alcançado no sempre complicado ambiente turco deixa tudo em aberto para o jogo da segunda-mão em Lisboa.
Filme do jogo:
Bruno Lage decidiu surpreender José Mourinho e promoveu duas alterações surpreendentes em relação à equipa que venceu no fim de semana o Estrela da Amadora. A principal diferença foi mesmo no sistema tático, com o setubalense a desistir do 4x4x2 que tinha vindo a apostar nos últimos jogos e a formular um 4x3x3 para este encontro em Istambul. No que a mexidas no onze diz respeito, a grande novidade foi a presença de Kerem Akturkoglu, ele que nos últimos dias vinha sendo apontado ao Fenerbahçe. O turco ocupou o lugar de Andreas Schjelderup, com Franjo Ivanovic a ficar no banco de suplentes para dar lugar à titularidade de Florentino Luís.
A primeira parte ficou marcada por muito equilíbrio em Istambul, a todos os níveis, com o Benfica a começar ligeiramente melhor. Logo aos dois minutos de jogo, Richard Ríos tentou o remate à entrada da grande área e atirou para defesa apertada de Egribayat. Destaque também para os muitos assobios que foram dirigidos por parte dos adeptos turcos a Akturkoglu nos minutos iniciais.
Depois de pedidos de penálti por parte dos jogadores da casa e que não foram levados em conta pelo árbitro Daniel Sibert, o Benfica voltou a colocar o Fenerbahçe em sentido à passagem da meia-hora de jogo. Num livre direto muito bem executado, Akturkoglu obrigou o guarda-redes Egribayat a ter de se esticar para defender para canto. O Benfica estava melhor, mas os comandados de José Mourinho cresceram com a passagem dos minutos e obrigaram Trubin a trabalhar na reta final da primeira parte.
Aos 34 minutos, e após uma excelente jogada coletiva interior dos turcos, Szymanski recebeu a bola de Amrabat e rematou com perigo para a defesa de Trubin. Logo de seguida, o guarda-redes internacional pela Ucrânia teve de se aplicar para defender um cabeceamento do marroquino En-Nesyri, após cruzamento de Nélson Semedo. Em cima do apito para o intervalo, e após um cabeceamento de António Silva para uma defesa com a cabeça por parte de Egribayat, Oosterwolde atirou e longe para defesa apertada do guardião do Benfica.
O início de segunda parte foi novamente bastante equilibrado, com ataques de ambas as partes, mas ainda sem uma oportunidade de golo perigosa. Aos 54 minutos, os turcos voltaram a pedir uma grande penalidade por suposta bola no braço de Richard Ríos, mas o árbitro mandou seguir.
Cansado de ver a sua equipa atacar e sem conseguir colocar a bola no fundo da baliza contrária, Bruno Lage desfez o trio do meio-campo que tinha construído para este jogo na Turquia, retirando do jogo o argentino Enzo Barrenechea para lançar Franjo Ivanovic. E foi mesmo o croata que esteve perto de marcar aos 70 minutos. Após cruzamento de Aursnes, o avançado respondeu bem, mas rematou ao lado.
Numa versão mais ofensiva em comparação com a equipa que tinha iniciado a partida no Sukru Saracoglu Spor Kompleksi, em Istambul, o Benfica acabou por ser saído por um erro de Florentino Luís. Depois de uma primeira falta sobre Szymanski aos 69 minutos, o médio impediu o ataque rápido de Talisca, puxando-lhe a camisola, e viu o segundo cartão amarelo em apenas dois minutos.
Com mais um em campo, Fenerbahçe começou a pressionar mais e, balanceado pelo apoio dos seus adeptos, a acreditar na vitória. O golo dos turcos apareceu mesmo, mas o Benfica acabou por ser salvo pelo VAR de um grande frango de Trubin. Talisca rematou de fora da área e o ucraniano não agarrou a bola, que resvalou para a trave. En-Nesyri aproveitou para marcar, mas estava ligeiramente em posição irregular.
O Fenerbahçe continuou a pressionar para chegar ao golo da vitória, mas o Benfica deu o tudo por tudo para segurar o empate e conseguiu mesmo os seus intentos. Uma exibição irregular da equipa portuguesa que, ainda assim, somou o quinto embate sem sofrer golos.
A segunda mão está agendada para dia 27 de agosto, no Estádio da Luz, em Lisboa. Bruno Lage já sabe que não poderá contar com o castigado Florentino para o ataque aos milhões da Liga dos Campeões.
Momento do jogo: A expulsão de Florentino Luís podia ter complicado a tarefa do Benfica, mas as águia seguraram o nulo na reta final, um resultado que mantém a eliminatória em aberto para o duelo da próxima quarta-feira.
Antevisão
O Benfica joga, na noite desta quarta-feira, em casa do Fenerbahçe, em jogo a contar para a primeira mão do playoff de acesso à fase de liga única da Liga dos Campeões. Esta é a última etapa das duas equipas antes do acesso aos milhões da competição.
A partida desta noite poderá ter um peso muito significativo no desenrolar da eliminatória, numa altura em que o técnico Bruno Lage ainda não parece ter convencido os adeptos e em que o presidente Rui Costa tem eleições à vista em outubro. Se houve um afastamento dos turcos, a passagem à fase de liga pode trazer a estabilidade necessária depois de um verão marcado por um investimento elevado. Por seu turno, a eventual queda para a Liga Europa, vai deixar o universo benfiquista, já bastante divido, a 'ferro e fogo'.
Historicamente, o Benfica tem confrontos positivos contra o Fenerbahçe, uma vez que eliminou sempre os turcos em eliminatórias europeias, a última precisamente no acesso à Champions, em 2018/19, com Rui Vitória. No entanto, do outro lado está um obstáculo que se chama José Mourinho. A equipa da Luz apenas uma vez superou o mais titulado treinador português, ainda quando este estava no FC Porto.
Bruno Lage tem quase todo o plantel à disposição, tirando os lesionados Bruma, Bah e Manu Silva, e vem de uma exibição cinzenta na Reboleira contra o Estrela da Amadora, que marcou uma entrada vitoriosa na I Liga (0-1). Já o Fenerbahçe fez ainda pior e cedeu um nulo no arranque do campeonato turco, no reduto do Goztepe, mas mostrou na terceira pré-eliminatória, frente ao Feyenoord, que pode causar danos, sobretudo nos jogos em casa.
O Fenerbahçe-Benfica, da primeira mão do playoff da Champions está agendado para as 22h00 locais (20h00 hora de Portugal Continental) no Sukru Saracoglu Spor Kompleksi, em Istambul, contará com arbitragem do alemão Daniel Siebert, e poderá acompanhar, em direto, as principais incidências, através do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Equipa que ganha não se mexe? O onze provável do Benfica com o Fenerbahçe