O Sporting não ganhou um defesa-central, recuperou-o. Zeno Debast voltou a ser chamado para o eixo defensivo leonino e acabou por ser uma das grandes figuras na goleada frente ao Arouca (6-0), no passado domingo, no 'novo' Estádio José Alvalade.
A mais recente lesão sofrida por Ousmane Diomande, na estreia na I Liga, diante do Casa Pia (0-2), abriu portas a que o internacional belga rendesse o defesa costa-marfinense, pegando mesmo de 'estaca' naquela que é a sua posição de origem.
Zeno Debast jogou pouco mais de meia hora em Rio Maior, onde contribuiu para a solidez defensiva da sua equipa, tendo depois cumprido os 90 minutos no regresso a 'casa', com vários momentos de brilhantismo e de ampla segurança junto da baliza de Rui Silva. De fora ficou Eduardo Quaresma, bem como Jeremiah St. Juste, que se prepara para reforçar o Osasuna.
Rui Borges 'acompanhou' discurso de Ruben Amorim
Tal exibição não passou despercebida sob o olhar atento dos sportinguistas, sobretudo a Rui Borges, que se mostrou 'rendido' ao futebolista de 21 anos, projetando nele a expectativa de poder vir a ser um dos melhores do mundo".
"Não preciso de falar muito, vocês percebem... A qualidade técnica e a visão de jogo dele é acima da média. Tem de melhorar noutras coisas, em termos daquilo que é a posição de defesa-central. Parece-me que ele está à procura disso", começou por dizer na conferência de imprensa, após a goleada em Alvalade, na segunda jornada da I Liga.
"Se melhorar, não tenho dúvidas de que poderá ser dos melhores do mundo, até porque está claramente acima da média. O [Eduardo] Quaresma ficou de fora e custa, uma vez que tem dado uma resposta fantástica. Se jogasse ele também ia cumprir na íntegra. Fico feliz por ter o grupo que tenho", vincou de seguida o treinador dos leões.
Nesse sentido, vale ainda a pena recordar aquelas que foram as palavras de Ruben Amorim, no início da temporada passada, quando saiu em defesa de Zeno Debast, após um erro cometido na derrota diante do FC Porto (3-4 após prolongamento), na final da Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, há sensivelmente um ano.
"Alguém lhe roubou a bola. Têm de contar o número de passes interiores e na frente que ele acertou. Foi bom na saída de bola, mas quando um defesa e um guarda-redes têm um erro, marca muito. Precisa de jogo aéreo e que toda a gente acredite nele. Acho mesmo que contratámos um craque. Não o trocava por nenhum central do mundo. Os sportinguistas que não desistam já de nós", frisou, na altura, aquele que é o atual técnico do Manchester United.
Números desde a chegada a Alvalade
Embora tenha jogado muitas vezes fora da sua posição de origem, em função do elevado número de baixas que o Sporting sofreu no ano passado, a verdade é que Zeno Debast correspondeu na perfeição à adaptação à posição de médio defensivo (tendo ainda jogado no centro do miolo).
Na última temporada, o internacional belga totalizou 48 partidas, com o registo de dois golos e quatro assistências. A estes números juntam-se os três jogos disputados na presente época, o último dos quais a partir do onze titular, onde, ao que tudo indica, se deverá manter nos próximos tempos. Aí está o início de uma nova 'explosão' no Sporting.
Leia Também: Debast e Harder aceitaram desafio no Sporting e este foi o resultado