O encontro de segunda feira à noite começou equilibrado, até o tenista de Múrcia conseguir quebrar o serviço de Opelka, de 27 anos e 67.º do ranking mundial, vantagem que defendeu para conquistar o primeiro parcial, por 4-6.
O encontro continuou renhido, com Opelka, o jogador mais alto do circuito profissional de ténis, com 2,11 metros de altura, a aproveitar ao máximo serviços cuja velocidade muitas vezes ultrapassava os 230 quilómetros por hora.
O equilíbrio manteve-se no segundo 'set' e só foi desfeito quando Alcaraz ganhou os dois últimos jogos para vencer o parcial, por 5-7.
A historia repetiu-se no terceiro 'set', que o espanhol fechou em 4-6.
Na segunda ronda do quarto e último 'major' da temporada, Alcaraz vai defrontar o italiano Mattia Bellucci, número 65 do mundo, que beneficiou da desistência do chinês Shang Juncheng, numa altura em que Bellucci vencia por 7-6 (7-0), 1-6, 6-3 e 3-0.
Alcaraz, de 22 anos, já venceu cinco troféus do Grand Slam (Open dos Estados Unidos, em 2022, Wimbledon, em 2023 e 2024, e Roland Garros, em 2024 e 2025).
Nesta temporada, o espanhol regista 54 vitórias, face a apenas seis derrotas, e tem seis títulos arrecadados, três dos quais em torneios de categoria Masters 1.000, o último em Cincinnati, após a desistência de Jannik Sinner na final, por doença.
Sinner, o número um mundial, que celebrou este mês o 24.º aniversário, vai tentar defender o título em Flushing Meadows, conquistar o terceiro torneio da época e manter a liderança do ranking.
Alcaraz e Sinner venceram os derradeiros sete torneios do Grand Slam e conquistaram oito dos últimos 11 torneios, 'permitindo' apenas ao sérvio Novak Djokovic brilhar em 'majors' (Wimbledon, em 2022, Open da Austrália, Roland Garros e US Open, todos em 2023) desde a última vitória de Rafael Nadal em Paris, em 2022.
A 139.ª edição do Open dos Estados Unidos decorre até 08 de setembro, em Flushing Meadows, em Nova Iorque.
Leia Também: Medvedev 'atira-se' ao árbitro... e parte raquete: "És um homem ou não?"