Enfermeiros do Montepio Rainha D. Leonor em greve nas Caldas da Rainha

Os enfermeiros do Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, cumprem hoje um dia de greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), em protesto pelas condições de trabalho e remuneratórias.

enfermeiros

© Getty Images

Lusa
22/08/2025 06:48 ‧ há 7 horas por Lusa

País

Saúde

A paralisação tem por base, segundo o SEP, a situação "caótica" no Montepio Rainha D. Leonor (MRDL), "devido à falta de enfermeiros e à desregulação dos horários".

 

Em comunicado, o sindicato alerta que a administração da associação Mutualista MRDL procedeu à "alteração unilateral das condições de trabalho dos enfermeiros" e dos restantes profissionais, "reduziu as remunerações e desregulou os horários, provocando assim a crescente saída de enfermeiros da instituição".

Para o sindicato, "a agravada falta de adequada dotação das equipas de enfermagem, gerada pela recusa da administração do MRDL em negociar uma Carreira de Enfermagem, com regularização das condições laborais e recuperação das condições remuneratórias, tem levado a uma sobrecarga de trabalho e à revolta dos profissionais".

O SEP reuniu com o Conselho de Administração do Montepio em 23 de junho e apresentou, em 27 desse mês, uma proposta negocial para melhorar as condições de trabalho e remuneratórias, em consonância com as que vigoram no setor privado social, "para tentar estancar as saídas de enfermeiros e garantir a captação de outros".

Quase dois meses passados sobre a apresentação da proposta, "o Conselho de Administração continua sem dar qualquer resposta", postura que levou o sindicato a manter a greve agendada para hoje.

O Montepio Rainha D. Leonor é uma associação mutualista, fundada em 1860 e que desde a década de 1900 disponibiliza serviços médicos aos seus associados.

Desde 1947 conta com uma casa de Casa de Saúde, com internamento e serviço de banco a funcionar 24 horas e aberto à comunidade.

Conta também com um Centro de Apoio aos Idosos e um Condomínio Residencial assistido.

Leia Também: 'Corte' taxas moderadoras? "Estremeci ao ouvir. Não existem desde 2022"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas