Associação pede "medidas urgentes" para paliativos, sobretudo pediátricos

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) pediu ao Governo "medidas urgentes para colmatar as graves falhas no acesso", sublinhando que nos cuidados pediátricos existe apenas uma equipa domiciliária no país para 8.000 crianças a precisar de cuidados.

paliativos, saúde, mãos dadas

© Reuters

Lusa
22/08/2025 13:35 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Paliativos

A APCP reuniu-se na quinta-feira com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para pedir medidas urgentes e mais recursos para milhares de utentes que continuam sem resposta neste tipo de cuidados, destacando os cuidados pediátricos.

 

Com cerca de 8.000 crianças a precisar de cuidados, existe apenas uma equipa pediátrica de apoio domiciliário, em Coimbra, "com recursos humanos insuficientes", e não havendo no Alentejo e Algarve qualquer tipo de resposta em cuidados pediátricos paliativos, segundo a APCP, que diz ser urgente criar equipas domiciliárias hospitalares pediátricas.

A associação apontou ainda que estão por criar metade das equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativos previstas e as que existem "estão subdimensionadas e sem os rácios mínimos para funcionar em pleno", sendo também necessário um apoio telefónico permanente para doentes e famílias.

A APCP pediu ainda à ministra a criação de uma carreira de Medicina Paliativa; a nomeação urgente de uma nova Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, que está sem substituição desde dezembro de 2023, quando a anterior cessou o mandato; e a publicação de um novo Plano Estratégico de Cuidados Paliativos, "com cronogramas definidos e metas claras".

Sobre as estruturas de cuidados paliativos, a associação refere a necessidade de criação de Unidades de Cuidados Paliativos na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), apelando a uma maior integração entre esta, a Rede Nacional de Cuidados Paliativos e os cuidados de saúde primários.

Leia Também: Falta de condições de médicos dificulta prestação de cuidados paliativos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas