Os militares do Serviço de Proteção e do Ambiente (SEPNA) do Comando Territorial de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana (GNR) resgataram, na quinta-feira, 21 de agosto, um esquilo vermelho ('sciurus vulgaris'), queimado pelos fogos que têm assolado a Covilhã.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a GNR revela que no decorrer de uma ação de patrulhamento, no âmbito dos incêndios florestais na Covilhã, os elementos do SEPNA detetaram "o animal ferido numa zona ardida, situada na freguesia de Tortosendo, procedendo de imediato ao seu resgate".
Após a recolha, o animal foi transportado para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), em Castelo Branco, "para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural".
Recorde-se que a GNR, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono.
Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Além das três vítimas mortais e de vários feridos, assim como dos bens materiais e das empresas, os incêndios que fustigaram o Interior nas últimas semanas destruíram grande parte da fauna e flora da região. Muitas pessoas têm partilhado nas redes sociais casos de animais que morreram ou ficaram feridos nas chamas. Outros há que procuram agora onde viver, com o seu habitat natural destruído.
Leia Também: Livre critica "postura reativa" do Governo e BE aponta "falta de noção"