Os imigrantes do Bangladesh que estão a ajudar os bombeiros portugueses a combater os incêndios no Interior de Portugal estão a ser notícia no seu país de origem.
O Dhaka Post revela que são pelo menos 20 os imigrantes que ajudam os operacionais e que "trabalham dia e noite" para controlar o incêndio "devastador" que atingiu Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra.
O seu altruísmo está a ser elogiado pelos conterrâneos, tal como já foi pela comunidade local.
O sapador florestal Jewel, um dos imigrantes do Bangladesh que abre o caminho ao trabalho dos bombeiros, disse mesmo que, apesar do cansaço, continuam a resistir e a trabalhar "incansavelmente para manter as casas e terras seguras". Para isso contam com o "apoio dos moradores locais". "São eles que nos dão coragem", revelou.
Durante o combate, um dos imigrantes ficou tão exausto que já não conseguia andar. No entanto, mal recuperou, voltou ao teatro das operações.
Realça a publicação que estas "contribuições sociais" fazem com que Portugal e até a Europa tenham "uma imagem ainda mais positiva da comunidade do Bangladesh".
Recorde-se que já ontem a agência Lusa tinha revelado que havia cidadãos brasileiros, nepaleses, bangladeshianos e indianos a combater os incêndios em Portugal, "um sinal da mudança demográfica dos territórios, fora dos grandes centros urbanos".
Oliveira do Hospital, conta a Lusa, tinha apenas 50 estrangeiros em 2013, 10 anos depois tinha 283, o que corresponde a um aumento de 466%. Alguns deles tornaram-se agora heróis em Portugal.
Leia Também: Imigrantes integrados no combate no Interior: "Nunca vi nada assim"