Um adolescente de 15 anos foi identificado pelas autoridades, no dia 21 de agosto, por ser suspeito de ter ateado um incêndio numa zona florestal de Ermesinde, em Valongo.
Um popular deparou-se com o menor “a sair de um caminho do meio do arvoredo ao mesmo tempo que iniciava um fogo naquele local”, adiantou a Polícia de Segurança Pública (PSP), num comunicado enviado esta sexta-feira às redações.
Nessa linha, o homem alertou as autoridades, que identificaram o jovem “mediante as características e indumentária do mesmo”.
“A área ardida foi de cerca de 200 metros quadrados, tendo o foco de incêndio sido extinto por populares e pelos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, não tendo causado perigo para pessoas e bens”, realçou a PSP, na mesma nota.
Foram também identificadas testemunhas do crime, que está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ).
Recorde-se que Portugal continental tem vindo a ser afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Os fogos provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade. Destruíram também total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ao abrigo do qual dispõe de dois aviões Fire Boss, estando previsto chegarem mais dois aviões Canadair na sexta-feira.
Até 21 de agosto arderam 234 mil hectares no país, mais de 53 mil dos quais só no incêndio de Arganil, segundo dados oficiais provisórios.
Leia Também: Governo atribui 50 mil euros a bombeiros de concelhos afetados por fogos