Numa conferência de imprensa, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, Randhir Jaiswal, descartou que a crise tarifária tenha paralisado outras áreas da relação, afirmando que a Índia e os Estados Unidos (EUA) partilham uma "parceria estratégica global integral, ancorada em interesses comuns, valores democráticos e laços sólidos entre os seus povos".
"A parceria de defesa entre a Índia e os EUA, sustentada por acordos de defesa fundamentais, é um pilar importante da relação bilateral", destacou o representante da diplomacia indiana.
No âmbito desta cooperação, o Governo indiano espera a deslocação a Deli de uma equipa de política de defesa dos EUA, além da realização da 21.ª edição do exercício militar conjunto 'Yudhya Bias', ainda este mês, no Alasca.
Estas explicações surgem num momento de tensão, depois de a administração norte-americana de Donald Trump ter imposto uma tarifa de 50% sobre os produtos indianos.
A medida foi aplicada em duas fases, uma primeira de 25% que entrou em vigor a 07 de agosto e uma adicional de 25% que entrará em vigor a 27 de agosto, justificada por Washington pela compra contínua de petróleo russo pela Índia.
Leia Também: Mulher indiana fica viral após acreditar que Labubu é um "Deus chinês"